Ancine lança novos Painéis Interativos para dados do audiovisual

A Ancine anunciou nesta terça, 27, o lançamento de dois novos Painéis Interativos e a reformulação de outros dois no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA). A ação integra a estratégia da agência de organização de dados para ampliar a visibilidade do mercado audiovisual brasileiro e auxiliar decisões empresariais.

A Ancine informou que "a transparência é um diferencial competitivo e amplia a visibilidade do mercado audiovisual brasileiro. Os Painéis Interativos sobre a cadeia produtiva do audiovisual auxiliam decisões empresariais, reduzindo incertezas e custos de transação". Para facilitar a navegação, os painéis foram organizados em três seções temáticas: Obras Audiovisuais, Agentes Econômicos do Setor Audiovisual e Mercado Audiovisual.

Na seção Obras Audiovisuais, foram introduzidos o Painel Registro de Títulos de Obras Não Publicitárias, com informações de 178.283 registros emitidos pela Agência desde 2002, e o Painel Registro de Títulos de Obras Publicitárias, com dados de 500.663 registros de títulos de obras audiovisuais publicitárias emitidos desde 2013. Ambos são elaborados com base na emissão de Certificados de Registro de Títulos (CRTs) e detalham registros por ano, localidade do requerente, classificação, tipo de obra, segmento de mercado de veiculação e, no caso das não publicitárias, informações sobre a Condecine.

O Painel de Coproduções Internacionais, localizado na seção Obras Audiovisuais, foi renovado e agora apresenta duas novas abas. A primeira detalha o quantitativo de Certificados de Produto Brasileiro (CPBs) em coprodução emitidos anualmente, segmentados pela participação patrimonial brasileira (minoritária, igualitária ou majoritária). A segunda aba informa o quantitativo anual de certificados, especificando o uso ou não de acordos de coprodução internacional. A ferramenta também ganhou filtros adicionais por participação patrimonial brasileira e pela utilização, ou não, de acordo internacional, identificando-o. A Ancine citou os filmes "Ainda estou aqui" e "O agente secreto" como exemplos recentes de coproduções internacionais de sucesso. A atualização das informações deste painel será mensal.

Outra ferramenta renovada foi o Painel de Produtoras Brasileiras Independentes e Classificação de Nível, acessível na seção Agentes Econômicos do Setor Audiovisual. Além da remodelagem, o painel conta com três novas abas que apresentam a evolução dos registros de produtoras na Ancine nos últimos cinco anos e nos últimos 12 meses; o quantitativo de CPBs emitidos por nível das produtoras; e o quantitativo de CRTs emitidos por nível. As informações podem ser filtradas pela Unidade da Federação (UF) da produtora, ano de emissão do CPB, ano de emissão do CRT e, como novidade, pelo ano de constituição da empresa produtora. Este painel também terá atualização mensal de suas informações.

A Ancine anunciou ainda que, em breve, será disponibilizado um novo painel de monitoramento do mercado audiovisual, o Painel de Indicadores do Mercado de TV Paga. Atualmente, o OCA já conta com o Painel de Indicadores do Mercado de Exibição. Um terceiro painel, focado no mercado de VOD (Vídeo sob Demanda), está em estudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui