"Ferrugem", de Aly Muritiba, vence Festival de Cinema de Gramado

No último sábado, 25, aconteceu a entrega dos "Kikitos" na 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O grande prêmio de Melhor Filme de longa-metragem brasileiro pelos jurados ficou para "Ferrugem", de Aly Muritiba. A obra conquistou ainda as categorias "Melhor Roteiro", para Muritiba e Jessica Candal, e "Melhor Desenho de Som", para Alexandre Rogoski.

O júri da crítica presente no Festival também elegeu os três melhores filmes na opinião de seus integrantes. Entre os longas, "Benzinho", de Gustavo Pizzi, se destacou em razão do "domínio do ritmo, dos pequenos detalhes do cotidiano e do retrato terno dos laços familiares aliados à simplicidade de sua narrativa e à força do elenco". Os outros contemplados foram "Las Herederas", de Marcelo Martinessi, e o curta-metragem "Torre", de Nádia Mangolini, produção que levou também o troféu do Júri Popular.

Oscar 2019

Nesta semana, foram anunciados ainda pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura os 22 filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar 2019 na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro". Entre eles, estão os longas aclamados em Gramado, como "Ferrugem" e "Benzinho", e obras como "Além do Homem", de Willy Biondani; "Aos Teus Olhos", de Carolina Jabor; "As Boas Maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra; "Entre Irmãs", de Breno Silveira; e "Ex-Pajé", de Luiz Bolognesi.

A comissão especial de seleção que elege o candidato oficial brasileiro é formada pela atriz Bárbara Paz, a produtora Lucy Barreto, o presidente da Academia Brasileira de Cinema Jorge Peregrino e os diretores Flávio R. Tambellini, Jeferson De, João Jardim e Hsu Chien. A comissão anuncia o nome final em 11 de setembro, enquanto os indicados oficiais são revelados em 22 de janeiro. A Cerimônia do Oscar 2019 está marcada para 24 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui