Nesta última semana de agosto o cinema paraibano estará em cartaz em dois eventos, programados para os dias 27 e 29, em Los Angeles, no cinema de rua Los Feliz 3 e no campus da San Diego State University, respectivamente. A programação tem a chancela do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que nesse ano chega à 19ª edição.
Convidado da instituição acadêmica estadunidense, o professor do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar, produtor e curador do mais antigo festival paraibano, fará essa viagem de intercâmbio para exibições especiais e debates e ainda para oficializar uma política de cooperação entre as duas universidades. Ambas as ações têm o selo do Centro de Estudos Brasileiros Behner Stiefel, através da docente Kristal Bivona (Phd), da American Cinematheque e do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, nos EUA.
A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego ocorre no tradicional cinema de rua Los Feliz 3, fundado em 1934, onde será exibida a premiada animação paraibana "Era Uma Noite de São João", da estreante Bruna Velden, e o longa-metragem "Desvio", do cineasta e professor universitário (CCTA-UFPB) Arthur Lins, vencedor do Fest Aruanda 2019. Haverá debate logo após as sessões.
Vilar ainda deverá fechar parceria para que filmes de realizadores curtas-metragistas do curso de cinema da San Diego State University participem de uma mostra especial no Fest Aruanda deste ano, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro.