O Congresso anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine, acontece nesta semana, de 29 de setembro a 2 de outubro. O evento virtual é sediado na UFPA (Universidade Federal do Pará) e as inscrições são gratuitas.
O tema deste ano é Conexões e Resistências Audiovisuais: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes. A proposta é debater e refletir sobre o contexto atual, pensando em um ensino para o audiovisual que não se limita à troca de saberes mas, sobretudo, a imaginar possibilidades e apontar soluções duradouras, que contribuam de forma efetiva no processo de capacitação acadêmica do profissional.
Grandes nomes do mercado audiovisual brasileiro e latino-americano, como professores, profissionais, pesquisadores e egressos das escolas de cinema e audiovisual, participam das mesas-redondas. As políticas para o audiovisual, o pensamento científico em cinema, a produção universitária e a inserção profissional, a realização audiovisual e os impactos ambientais são alguns dos destaques da programação, composta por 14 mesas-redondas, uma mesa de abertura e dois momentos reservados para as interações docentes.
“O Forcine preparou um evento que traz debates fundamentais para todos aqueles que são comprometidos com o setor audiovisual. Evidenciamos o que é importante hoje para a formação, para que juntos com todos os demais agentes do espaço audiovisual, possamos vislumbrar ações e perspectivas para os contextos que estão por vir”, comenta Aletéia Selonk, presidenta do Forcine.
Os dez anos do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA também recebem atenção especial, com debates organizados para marcar esta comemoração, além de uma mostra de filmes universitários.
“As questões referentes ao contexto e à identidade amazônica atravessam todo o processo de formação do curso, que visa o fortalecimento de uma produção audiovisual identificada com a cultura local. O Congresso Forcine contribui para o fortalecimento do curso da UFPA e para a construção do setor produtivo da região Norte”, ressalta Alex Damasceno, coordenador do curso e do comitê de organização do Congresso.