A 7ª edição do Icumam Lab tem início no próximo dia 5 e segue até 15 de outubro. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será totalmente online e segue gratuito. O Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste terá programação aberta ao público e exclusiva para os diretores e produtores dos projetos selecionados. A programação completa está disponível pelo site.
A edição de 2021 recebeu 41 inscrições – seis projetos foram selecionados: três de longa-metragem e três de série. Todos na categoria ficção, conforme o regulamento. São quatro representantes do Distrito Federal e dois de Goiás.
O primeiro dia de evento será marcado pela abertura, às 14h, com participação de representantes do Icumam Lab, tutores, assim como os diretores e produtores dos projetos. Em seguida, às 18h, haverá palestra aberta ao público, transmitida pelo canal do Icumam no YouTube. O tema “As desventuras de um roteirista” será ministrado pela diretora e roteirista Carol Rodrigues, com mediação de Larissa Fernandes, que também é diretora e roteirista. O objetivo é discutir as especificidades de cada projeto para a comunicação com seus diferentes públicos durante a realização.
Aqueles que desejam aproveitar o Laboratório para ter contato e trocar experiências com profissionais renomados no mercado poderão participar também de outra palestra aberta, pelo YouTube. No dia 14 de outubro, quinta-feira, às 18h, o diretor e roteirista Marcelo Caetano, com mediação do produtor Ivan Melo, mostrará os limites da criação e da autoria em cada um dos contextos analisados na palestra “Realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro”.
A programação seguirá para os participantes selecionados, com as consultorias de roteiro e produção, individuais e em grupos, no decorrer dos dias do Laboratório, incluindo a parte de pitching. Todas as atividades terão a participação de tutores renomados no mercado audiovisual, como a roteirista, diretora e editora Ana Julia Travia; a produtora, documentarista e pesquisadora Clara Ramos; a roteirista, diretora e produtora Fernanda De Capua; o produtor Leonardo Mecchi; e a diretora e roteirista Maria Clara Escobar.
No dia 8 de outubro, sexta-feira, para os participantes, ocorre o estudo de caso de coprodução “A Febre” (Brasil-França); e no dia 12, terça, palestra/Charla EAVE + BrLab: “Branding Yourself”, com Roshanak Behesht Nedjad. Estas atividades fazem parte da parceria com o BRLab, um dos mais importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América Latina, que acontecerá simultaneamente ao Icumam Lab. Eles também terão palestra exclusiva com a curadora e programadora, Talita Arruda. O tema será “Distribuição Independente e Mercado” e acontece no dia 11 de outubro, segunda, às 14h.
Os diretores e produtores dos projetos selecionados concorrem a prêmios que envolvem valores para formação e desenvolvimento do projeto; serviços de pós; consultoria individualizada de pitching e consultoria de produção. Eles serão entregues no encerramento, no dia 15 de outubro.
A diretora geral do Icumam Lab, Maria Abdalla fala da expectativa para o início de mais uma edição do Laboratório: “Apesar de mais enxuta, e pela segunda vez online por causa da pandemia e da falta de incentivos para a área, será mais um grande momento de imersão e capacitação. Recebemos ótimos projetos e os profissionais que estarão conosco somarão em conhecimento e experiência, que com certeza impactará o mercado audiovisual”.