A 20ª edição do Festival de Filmes de Ciência/Science Film Festival – Brasil (SFF) traz ao país, de 1º de outubro a 20 de dezembro, filmes de ciência, tecnologia e meio ambiente selecionados de 22 países para exibições gratuitas para crianças, adolescentes e o público em geral.
No Brasil, o Festival é realizado em plataforma online e sessões presenciais desde 2019. As exibições serão realizadas no Circuito Spcine, em São Paulo, e em outros estados brasileiros, em colaboração com parceiros locais no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul e Acre, entre outros. A abertura do evento será realizada em 1º de outubro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo, com a exibição do filme “A Ilusão da Abundância” (Bélgica), que mostra a saga de três mulheres latino-americanas, do Peru, de Honduras e do Brasil, na luta ambiental contra grandes corporações.
Todos os conteúdos estarão disponíveis na plataforma online do festival, que entra no ar a partir de 1º de outubro e vai disponibilizar 53 filmes – entre eles, 18 brasileiros. Para assistir, basta se inscrever a partir da data de início da mostra online pela plataforma e o código de acesso será enviado por email a cada inscrito no evento.
O enfrentamento da crise climática está no centro do evento este ano, com o tema Net Zero e Economia Circular. A Net Zero é o conceito de emissões zero de gases de efeito estufa para fazer frente à emergência climática, diante de evidências que indicam que a redução das emissões de CO2 já é insuficiente para conter as alterações climáticas. E o tema da Economia Circular difunde ações necessárias para a transição pela defesa urgente do compartilhamento, locação, reutilização, reparo e reciclagem de produtos. O tema vai mobilizar edições do festival em 21 países, além do Brasil. Os eventos são realizados simultaneamente, de 1º de outubro a 20 de dezembro. No Brasil, o Midiativa realiza também oficinas para crianças e oferece atividade de formação para professores na área de educação midiática em ciência.
O Festival de Filmes de Ciência – SFF Brasil é realizado em parceria do Midiativa e do Goethe-Institut e tem apoio da Spcine. A edição deste ano também conta com a colaboração da Associação Apecatu, da Rede Brasileira de Cidades das Crianças e da Faculdade Sebrae. Tem parceria com o Cine Solar e Clube do Professor e apoio promocional do Canal Curta!, Canal Educação, Futura e TV Cultura.