Diretores e criadores de séries nacionais e estrangeiras; produtores e gestores; entre outros profissionais do setor audiovisual estarão em Fortaleza, de 15 a 18 de outubro como convidados do 5º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, evento promovido pela Associação Cultural Cine Ceará, que será realizado no Centro de Treinamento do BNB Passaré. Na programação, que já está disponível no site e nas redes sociais do evento, estão nomes como Alejandro Bazzano, que é um dos diretores da série espanhola “La Casa de Papel”; a jornalista e cineasta Krishna Mahon, criadora do canal Imprensa Mahon no YouTube; e os criadores da série brasileira “Cangaço Novo”, Mariana Bardan e Eduardo Melo.
Com inscrições encerradas para participação nas Rodadas de Negócios, o MAN recebe agora inscrições de interessados no mercado do audiovisual, sem projetos para apresentar, mas que desejam ter a oportunidade de participar e se conectar com o setor. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento até o dia 7 de outubro. A lista dos participantes selecionados será divulgada no dia 11 de outubro.
A 5ª edição do MAN é realizada pela Associação Cultural Cine Ceará, conta com o apoio institucional do Banco do Nordeste Cultural, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Tem patrocínio da Ancine.
Programação
Palestras, workshop, oficinas, mesas-redondas e painéis compõem a programação, que conta ainda com rodada de negócios com players nacionais e internacionais. A curadoria do 5º MAN é de Alfredo Manevy, ex-presidente da Spcine e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura. Entre os destaques, na abertura, dia 15, acontecerá a pré-estreia do primeiro episódio da série “Ah, Quer Saber?!”, uma produção da Gavulino Filmes e direção de Ives Albuquerque. A exibição será logo após o painel de abertura, “Cultura e Mercado: Perspectivas para o Audiovisual”, que terá início às 19h.
Também entre os destaques da programação, os workshops “A Distribuição do Cinema Brasileiro”, com Daniel Queiroz, executivo da distribuidora mineira Embaúba Filmes, e “True Crime”, com Guilherme César, sócio fundador da Caranto Media, além do painel “Os desafios dos roteiristas na era do streaming”, com Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores da série “Cangaço Novo”, produzida pelo Prime Vídeo em parceria com O2 Filmes, e Thais Olivier, vice-presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA. “Coprodução Nacional, como Avançar?” traz Raquel Gusson, produtora de desenvolvimento da Boutique Filmes; Mauricio Hirata, diretor de investimentos da RioFilme; e Guilherme César, da Caranto Media.
Já as Rodadas de Negócios do 5º MAN terão a participação dos players Warner Bros Discovery, Paramount Pictures Brasil, Boutique Filmes, Canal Brasil, Curta!, Globoplay (com TV Globo e canais pagos), Embaúba Filmes, Kajá Filmes, Band e representantes do Ceará, como a Fundação Demócrito Rocha (FDR), Gavulino Filmes e Nigéria Filmes.