Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Senacon pede explicações da CBF e do Engenhão sobre publicidade inadequada durante...

Senacon pede explicações da CBF e do Engenhão sobre publicidade inadequada durante jogos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a administração do Estádio Nilton Santos (Engenhão) pedindo explicações sobre a veiculação de publicidade inadequada durante partidas de futebol. O órgão estabeleceu o prazo de cinco dias para a apresentação dos esclarecimentos.

Na notificação, o órgão indaga as propagandas exibidas no ultimo sábado, 21, de jogos de aposta e plataformas de serviço de acompanhantes, no jogo entre Corinthians e Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, é importante que a CBF e o Engenhão estejam compromissados em preservar os direitos dos torcedores e de proteger grupos vulneráveis, evitando a exibição de publicidades inadequadas em eventos com grande participação de crianças e adolescentes. Ele avalia que tal prática é uma grave afronta aos princípios constitucionais de proteção ao consumidor.

O documento enviado pela Senacon faz referência direta à necessidade de garantir o que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente e nos Artigos 5º, inciso XXXII, e 170, inciso V, da Constituição Federal, que tratam da proteção do consumidor como princípio fundamental.

Publicidade inadequada

Para a Senacon, a exibição de publicidade de jogos de aposta e plataformas de acompanhantes em eventos de grande alcance e com classificação indicativa livre levanta questões sobre a adequação do conteúdo, considerando o impacto na formação e no bem-estar de jovens espectadores.

“Essas práticas podem configurar violações do Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação clara, à liberdade de escolha e à proteção contra práticas comerciais abusivas”, explica a Senacon.

Na notificação, a secretaria solicita da CBF e da administração do Engenhão que seja especificado o amparo legal para a veiculação dessas publicidades em eventos esportivos e que sejam demonstradas as medidas tomadas para garantir que o conteúdo publicitário esteja em conformidade com as normas de proteção do consumidor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile