Curta "Pelano!", de estudantes baianos, disputa Mostra Competitiva em Brasília

Na noite da última terça-feira, 26 de novembro, o curta-metragem "Pelano!", de Christina Mariani e Calebe Lopes, foi exibido pela Mostra Competitiva do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção, desenvolvida quase que integralmente pela dupla de jovens estudantes da Universidade Federal da Bahia, se passa num futuro não muito distante, quando as consequências do aquecimento climático afetam diretamente o Brasil, em especial a região Nordeste, onde as pessoas são proibidas de sair na rua sob o risco de entrarem em combustão espontânea por conta do calor.

"A ideia de 'Pelano!' veio após uma experiência coletiva que tivemos assistindo 'Faça a coisa certa', de Spike Lee. Nos encanta muito a forma que ele retrata o calor naquele filme", conta a diretora Christina Mariani, que também é a protagonista do curta e tem apenas 20 anos de idade. "A produção parte de um exercício imagético de tentar retratar em imagens as sensações de calor. Posteriormente, a partir do que o cinema nos proporciona como linguagem e ferramenta política, especialmente o gênero fantástico, que abre essa possibilidade de sair do plano real, desenvolvemos essa história que fala de repressão", completa.

Calebe Lopes, que co-dirige o curta, revela que ele surgiu como um trabalho da faculdade – os dois estudam na UFBA – e que, por isso, o orçamento foi basicamente zero. A locação, por exemplo, foi a própria casa da atriz e diretora da obra. "Mas desde o começo a gente sabia que queria abraçar essa estética de filme B, então usamos nossas limitações financeiras e técnicas como potência para o filme. Criamos o que a chamamos de ficção-científica brega", explica.

"Pelano!", que concorre na Mostra Competitiva de Curtas do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, será reprisado nesta quarta, 27, a partir das 18h, no Museu Nacional da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui