Katiane Fátima de Gouvêa assume a Secretaria do Audiovisual

Katiane Fátima de Gouvêa foi nomeada nova Secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta, 27, juntamente com a exoneração de Ricardo Fahel Rihan, que ocupou o cargo por quatro meses. Também foram substituídos outros secretários da Secretaria Especial de Cultura, no que deve ser um dos últimos atos do Ministério da Cidadania em relação Secult, uma vez que esta já teve sua transferência para o Ministério do Turismo publicada.

A nova secretária do Audiovisual é ligada à Cúpula Conservadora das Américas, grupo que esteve por trás das críticas ao longa "Bruna Surfistinha" e do embargo ao edital da EBC que contava com temática LGBT. Em artigo publicado em junho deste ano, Gouvêa pregou que o audiovisual e o cinema não sejam plataformas de difusão e promoção de valores "que denigrem a nossa imagem como indivíduo, sociedade e indústria produtiva". "Não podemos permitir que projetos financiados pelo governo reforce os estereótipos negativos e desconstrua a imagem do Brasil", escreveu.

No artigo, elogia como o cinema americano difunde valores e produtos do país, enquanto, afirma a nova secretária do Audiovisual, a maioria dos projetos audiovisuais brasileiros desconstroem a imagem do Brasil. "Se o Brasil é conhecido mundialmente como o país do sexo e da violência é resultado da nossa política cultural. O cinema brasileiro quer criticar, discutir, expor o Brasil de maneira vexatória. A cultura americana quer gerar negócios, bilheterias, influenciar comportamentos e tomadas de decisão", escreve em seu artigo.

Katiane Fátima de Gouvêa foi candidata a deputada federal no Paraná pelo PSD em 2018. Com 960 votos, não foi eleita.

Nova composição

Ainda na Secretaria Especial de Cultura, foi publicada a nomeação de Camilo Calandreli como Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura; a troca de comando na Secretaria da Diversidade Cultural, com Janícia Ribeiro Silva assumindo a posição deixada de Gustavo Carvalho Amaral; a nomeação de José Paulo Soares Martins para o cargo de secretário Especial Adjunto; a nomeação de Reynaldo Campanatti Pereira para exercer o cargo de Secretário da Economia Criativa; e a troca no comando da Fundação Cultural Palmares, com Sérgio Nascimento de Camargo assumindo  a posição de Vanderlei Francisco Lourenço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui