Filme "Operação Camanducaia" estreia no Canal Curta!

Na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 22h30, o Canal Curta! estreia o filme inédito "Operação Camanducaia", com direção de Tiago Rezende de Toledo e produção da Cambuí Produções.

O longa se passa em outubro de 1974, durante a Ditadura Militar, quando quase 100 crianças e adolescentes completamente nus, famintos e machucados foram largados na estrada, nas redondezas da pequena cidade mineira de Camanducaia. Eles foram transportados clandestinamente pela polícia de São Paulo – mais de 50 desapareceram e nunca mais foram encontrados.

A ideia para a produção do filme e para reacender esse fato chocante de violação dos direitos humanos nasceu da leitura do livro Infância do Mortos, de José Louzeiro. O autor trabalhava na Folha de São Paulo em 1974 e afirmava ter sido o primeiro jornalista a chegar a Camanducaia. Esse episódio foi amplamente divulgado pela imprensa na época, além de ter sido denunciado na justiça, mas acabou arquivado no TJSP, sem punição para os envolvidos.

Há dez anos Rezende iniciou a busca pelos protagonistas dessa história, os que estavam no ônibus naquele dia: policiais paulistas e garotos -agora homens -apreendidos. Na última década, ele pesquisou em mais de 1,5 mil páginas de documentos e jornais e entrevistou cerca de 57 pessoas. Depois de percorrer bibliotecas, hemerotecas, sebos, Fóruns da Infância e Juventude, de São Paulo e de Camanducaia, arquivos públicos e de inúmeras viagens para encontrar os sobreviventes, o diretor fez com que o longa priorizasse mostrar a singularidade de cada personagem.

"Operação Camanducaia" envolveu 55 horas de filmagem e 57 entrevistados, sendo que 25 deles entraram no corte final do filme. Além disso, durante a produção, foi localizado o principal processo do caso, desarquivado a pedido do documentário, onde constam farta documentação, depoimentos e pareceres impactantes e, após mais mil páginas, o parecer final do Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui