Um dos projetos de maior destaque realizado anualmente pelo Porta dos Fundos, o Especial de Natal, será lançado esse ano no canal do YouTube do grupo – que conta hoje com mais de 16,7 milhões de inscritos – no dia 10 de dezembro. Com linguagem documental, "Teocracia em Vertigem" satiriza o cenário político brasileiro e questões globais, como a polarização, em um paralelo com fatos ocorridos nos tempos de Cristo.
Esse ano, o grupo investiu em uma ampla campanha de lançamento, com o mote "Jesus Vai Voltar", que conta com filme para TV, peças OOH e ações online. A campanha teve início na terceira semana de novembro com outdoors espalhados em pontos estratégicos de Atibaia, município no interior de São Paulo, com o slogan "Jesus Vai Voltar", seguido da advertência "#NãoAssista ao especial de Natal do Porta" e, ainda a frase: "Por que depositaram 89 mil moedas de prata na conta da ex-mulher de Judas?".
Também a partir deste final de semana – dias 28 e 29 de novembro – faixas aéreas estampando frases da campanha passarão pelas praias do Rio de Janeiro e do litoral de São Paulo.
Já na segunda fase da campanha, quando o Especial já estiver disponível no YouTube, um filme de 15 segundos será veiculado na TV Globo, e outro de 30 segundos nos canais da ViacomCBS – MTV, Comedy Central e Paramount.
A campanha conta ainda com uma estratégia de distribuição de conteúdo editorial nos canais do Porta dos Fundos – YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok – para ampliar e engajar a audiência.
"O Especial de Natal é um projeto cada vez mais esperado pelos fãs do Porta. Esse ano decidimos usar diferentes canais de comunicação para dar ainda mais visibilidade a um projeto que tem o DNA do grupo. Com o 'Jesus Vai Voltar' anunciamos que o projeto continua, e o '#NãoAssista ao Especial de Natal do Porta dos Fundos' lembra que as pessoas podem escolher se querem assistir ao filme ou não", conta em nota Christian Rôças (Crocas), CEO do Porta dos Fundos.
O Especial de Natal existe desde 2013 no canal do Porta no YouTube. Os cinco primeiros filmes somam 25.6 milhões de visualizações, mais de 3.4 milhões de horas assistidas. "Se Beber, Não Ceie" (2018), vencedor do Emmy Internacional na categoria Humor, e "A Primeira Tentação de Cristo" (2019), lançados na Netflix, estarão disponíveis no canal a partir de dezembro.