Jornalismo da TV Globo apresenta novidades para o início de 2025

Sabina Simonato e Marcelo Pereira apresentam o novo "Bom Dia Sábado" (Foto: Bob Paulino/ Globo)

A Globo anunciou nesta terça, 28, em evento para a imprensa e influenciadores, as principais novidades do jornalismo para o início deste ano. Conduzida pela apresentadora do "Fantástico", Maju Coutinho, a apresentação contou com a presença de Marcelo Pereira e Sabina Simonato, âncoras do novo telejornal "Bom Dia Sábado"; Caco Barcellos, apresentador do "Profissão Repórter"; Mônica Waldvogel, âncora do "Em Ponto" e do novo programa "Liderança S/A", da GloboNews; além de Sandra Annenberg, apresentadora do "Globo Repórter", em uma participação por vídeo.

"Neste ano, que é um marco para a Globo, que completa 100 anos, e os 60 da TV Globo, estamos renovando nosso compromisso com o jornalismo com 'J' maiúsculo, que é aquele que prima pela isenção, pela agilidade, pela correção e pela qualidade", afirmou Coutinho na abertura do encontro.

Novo telejornal aos sábados

As manhãs de sábado da TV Globo ganharão, a partir de 1º de fevereiro, um novo telejornal de rede. Sob o comando de Sabina Simonato e Marcelo Pereira, o "Bom Dia Sábado", que irá ao ar a partir das 6h50, contará com a participação ao vivo de repórteres espalhados por vários pontos do país. O jornalístico terá como foco as cidades e temas que se aproximam da vida cotidiana das pessoas, além de prestação de serviço e previsão do tempo. "Por que teremos um novo telejornal aos sábados de manhã? Porque para muita gente é um dia útil. Muitas pessoas deixam para resolver pendências no sábado de manhã. O setor do comércio ferve, o de serviços também. É atendendo a essa demanda que o 'Bom Dia Sábado' vem para informar, trazer as principais notícias do Brasil e do mundo, mas com aquele olhar atento para as comunidades, os assuntos que interferem no dia a dia do cidadão das ruas desse país. As pessoas querem se ver, querem ver as suas regiões sendo representadas. Foi o que eu ouvi em todos os lugares por onde passei até agora. Existe essa necessidade", detalha Simonato.

O "Bom Dia Sábado" será apresentado do estúdio em São Paulo e o cenário do novo jornal terá uma dinâmica diferente dos outros telejornais de rede para permitir uma maior interação com o público, além de novos elementos que facilitarão a comunicação sobre a previsão do tempo e fatos específicos de cada região. "É um jornal onde as pessoas terão a oportunidade de participar e interagir em tempo real. Vamos cobrir o factual da maneira mais ágil possível, com apoio das afiliadas. Teremos a agilidade de um jornal local, sendo um jornal de rede, mostrando o que está acontecendo no Brasil ao vivo", complementa Pereira. Na preparação para assumir o telejornal, os dois âncoras fizeram um "tour" por diferentes regiões do país para ouvir as pessoas e conhecer os principais problemas de cada lugar.

O novo telejornal vai ao ar para quase todas as praças do país – as demais seguirão com suas versões locais do jornal e outras ainda com formato híbrido (parte em rede e parte local). Na sequência do novo telejornal vem o "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", que passará a ser exibido aos sábados, e as manhãs terminam com o "É de Casa", que voltará ao seu horário original, pré-pandemia.

Temporada inédita do "Globo Repórter"

Às sextas à noite, o "Globo Repórter" segue para mais uma temporada percorrendo o Brasil e o mundo. O programa volta ao ar no dia 7 de março com uma edição do "Globo Repórter Personalidades", projeto que traz um olhar especial sobre a história de artistas, atletas e personalidades brasileiras por meio de relatos de quem faz parte de suas trajetórias. A estreia da temporada será com uma homenagem a Fernanda Torres, a primeira brasileira premiada no Globo de Ouro e, mais recentemente, com a indicação confirmada na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025 por seu trabalho no filme "Ainda Estou Aqui". O programa já tinha iniciado as gravações com Torres para contar sua história antes mesmo das reverências, e agora fez as atualizações depois de toda a repercussão do filme. Outro grande nome confirmado para este ano é o da cantora Maria Bethânia. "A nova temporada do programa está muito especial. Afinal, já são mais de 50 anos divulgando conhecimento, descobertas na área da ciência, meio ambiente, mostrando mudanças na nossa sociedade e informações sobre muitas culturas. E vamos abrir este ano com chave de ouro", comentou Sandra Annenberg.

Novidades no "Fantástico"

Maju Coutinho também trouxe as novidades do programa que apresenta. A jornalista adiantou que o "Fantástico" estreia neste domingo, dia 2, dois quadros especiais. O primeiro deles será apresentado por Xuxa e se chama "Deu Petch", um projeto que envolve a paixão dela pelos bichinhos e acompanhará de perto como é o processo de resgate e adoção de animais abandonados, além do trabalho feito por ONGs e voluntários para deixar os animais prontos para ter um novo lar. O segundo é o "Devolve Aí", com Paulo Vieira, que irá atrás de pessoas que pegaram emprestado algo e nunca devolveram. O humorista vai promover o reencontro entre o dono e o colega que "esqueceu" do empréstimo.

Inspirado nos 60 anos da TV Globo, a repórter Renata Ceribelli irá além da questão do prazer feminino em sua nova série. Ela mostrará, com dados e pesquisas, como o conceito de "velho" mudou e como os novos senhores e senhoras estão presentes na economia, na qualidade de vida, nas relações familiares e nos cuidados com a saúde. O material abordará também os desafios e os relacionamentos de pessoas com mais de seis décadas de vida.

E, até o mês de abril, o quadro "Jornada da Vida" estará de volta. Comandado por Sônia Bridi, ele vai ao Sudeste asiático, percorrendo a bacia baixa do Rio Mekong. Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã serão cenário dessa viagem, que revelará conexões entre a biodiversidade, tradições culturais, progresso econômico e resiliência climática.

Outra novidade do "Fantástico" é que, na véspera da estreia de "Vale Tudo", o dominical exibirá um documentário de 30 minutos com os bastidores da novela. "É uma forma de homenagear os 60 anos da TV Globo. Acompanhamos desde o primeiro dia de concepção, os testes de elenco, as viagens, locações, gravações e muito mais. O 'Fantástico' está abrindo 2025 com estreias que conectam ainda mais o público a temas diversos e emocionantes", pontuou a apresentadora.

Quase 20 anos de "Profissão Repórter"

Reconhecido por mostrar os bastidores da notícia, o "Profissão Repórter" chega à sua 19ª temporada acompanhando os principais acontecimentos do Brasil, o processo de produção de reportagens e os desafios no caminho do trabalho jornalístico profissional. Nesta temporada, estreia um projeto especial, o "Mochilão do Profissão", que irá a lugares de difícil acesso para revelar como é a vida das pessoas que moram em pontos mais distantes das capitais. "Vamos fazer o que é a marca do 'Profissão', respeitando nosso princípio fundamental, que é o jornalismo de rua. Continuaremos assim, só que em algumas edições durante o ano, com uma mochila nas costas, o que nos permite ir aonde não se vai de carro, muito menos de avião. E isso nos dá a possibilidade de nos aproximarmos ainda mais das pessoas. Vamos em dupla, atrás das boas histórias, estejam elas onde estiverem. São lugares difíceis de chegar em grandes equipes, por isso a dupla também ajuda nesse sentido", explicou Caco Barcellos. "Nosso objetivo segue sendo ir além da entrevista. Prezamos por uma boa apuração de rua, uma apuração rigorosa no local dos acontecimentos", completou.

Academia de Jornalismo

No evento ainda foram apresentadas as novidades da Academia de Jornalismo, que nasceu como um projeto interno de capacitação e treinamento, com encontros, palestras e trocas entre os jornalistas da casa, e vai ganhar este ano uma nova parceria com o Movimento LED – Luz na Educação. Presente na edição de 2024 do Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro, a Academia vai convocar estudantes universitários de todo o país para apresentarem ideias a partir de um tema pré-definido. Os melhores projetos poderão ser publicados e exibidos nas plataformas de TV, digital e streaming. Além disso, a Academia de Jornalismo vai percorrer as universidades do Brasil para apresentar a iniciativa e também receberá estudantes nas sedes da Globo em São Paulo e no Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui