Neste dia 28 de janeiro, a Spcine, empresa estatal vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SMC), comemora 10 anos de atuação. Ao longo dessa década, a empresa se consolidou como um importante agente de fomento ao setor audiovisual na cidade, investindo em produção, formação, difusão e internacionalização do cinema.
A empresa foi criada como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e web, com o objetivo de reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. Sua diretoria inaugural teve uma formação diversa do ponto de vista ideológico, o que garantiu continuidade na transição de governo do PT para o PSDB e deixou um legado de harmonia nas transições que se manteve até a gestão atual.
A área de fomento foi um ponto central da Spcine ao longo de sua primeira década. Desde 2015, a Spcine investiu R$ 106 milhões em 718 projetos audiovisuais, incluindo longas-metragens, curtas-metragens, séries e games. Em 2024, a empresa executou 100% dos recursos da Lei Paulo Gustavo destinados ao audiovisual paulistano, o que resultou em um investimento de R$ 53 milhões em 183 projetos.
Vocação internacional
Desde a sua criação, a Spcine tem trabalhado para fortalecer a presença do audiovisual paulistano no cenário internacional. Isso se reflete tanto na atração de produções estrangeiras para a cidade, quanto no apoio à exportação de conteúdos produzidos em São Paulo e na busca por parcerias de coprodução.
A São Paulo Film Commission (SPFILM), braço da Spcine responsável por atrair produções audiovisuais para a cidade, atendeu 7.604 projetos desde a sua criação em 2016. Em 2024, a SPFILM bateu recorde de atendimento com 1.168 produções. "São Paulo oferece desde áreas urbanas vibrantes até espaços históricos, passando por incríveis áreas verdes, permitindo que produções de todos os tipos encontrem o cenário ideal por aqui", destaca Lyara Oliveira, presidente da Spcine, por meio de nota.
Em 2021, a Spcine foi pioneira no Brasil no lançamento do programa Cash Rebate, política de incentivo a filmagens que visa atrair produções cinematográficas estrangeiras ou nacionais de grande alcance internacional. O sucesso da iniciativa levou à ampliação dos recursos para a segunda edição, com R$40 milhões investidos em 2022 em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas. Segundo a Spcine, a terceira edição do programa está em desenvolvimento e deve ser anunciada em breve.
A Spcine também tem atuado na internacionalização do audiovisual da cidade, por meio de missões internacionais e editais de apoio à participação em eventos no exterior. Entre 2020 e 2024, cerca de 50 produtoras e 60 profissionais foram beneficiados por essas iniciativas.
Difusão e democratização do acesso
A Spcine investe em diversas iniciativas para democratizar o acesso ao cinema na cidade de São Paulo. O Circuito Spcine, que remonta à criação da própria Spcine, vem crescendo desde então e conta com 32 salas de cinema, sendo 28 com sessões gratuitas e 4 com sessões a preços populares, com programação que inclui mostras infantis, filmes estrangeiros e títulos nacionais. As salas do Circuito Spcine estão localizadas em diferentes regiões da cidade, incluindo áreas periféricas com pouca oferta de equipamentos culturais e algumas contam com sessões inclusivas.
Outra iniciativa importante é a Spcine Play, a primeira plataforma pública de streaming do Brasil. Criada em 2016, a Spcine Play oferece acesso gratuito a um catálogo diverso de filmes e séries brasileiros, que podem ser assistidos em todo o país.
Ainda na difusão, a Spcine também tem tradição no apoio a eventos, mostras e festivais de cinema que acontecem na cidade. Em 2024, a instituição investiu R$4,2 milhões em mais de 60 eventos do setor audiovisual, duplicando o número de contemplados em relação a 2023. Desde sua criação, a Spcine já investiu mais de R$44,3 milhões em 360 eventos.
Formação de talentos
Além do apoio a eventos, muitos deles com oficinas e congressos, a Spcine investe em outras ações de formação. Com a oferta de cerca de 800 atividades formativas, já capacitou 41 mil pessoas. "Esses números refletem a importância da Spcine em investir na capacitação de cineastas, roteiristas, produtores e técnicos, bem como estudantes, criando um legado de qualificação para a indústria local", afirma Lyara Oliveira.
Inovação e fomento ao setor de games
A Spcine também se destaca pelo investimento em inovação, com a criação do Observatório Spcine, que produz dados e inteligência de mercado, e do Fórum Spcine, espaço para debates sobre o futuro do audiovisual. Além disso, a empresa tem investido no fomento ao setor de games, com a criação da Spcine Game, que desenvolve projetos como a incubadora Spgame Start e o laboratório Spgame_Lab.
Perspectivas para o futuro
"Entendemos que, nesses 10 primeiros anos, a Spcine ampliou sua atuação no mercado audiovisual em atendimento às demandas mais complexas que acompanham os avanços do setor e as necessidades da população paulistana. Ao longo desta década, a Spcine cresceu e amadureceu, sempre acompanhando a evolução do ecossistema audiovisual na cidade de São Paulo, que é focado não apenas na produção, mas também no lado criativo, empreendedor, nos retornos econômicos e nas conexões internacionais, refletindo a pluralidade e o potencial do mercado. Estamos projetando um audiovisual pujante, criativo, inclusivo e sustentável, que promova nossa cultura, atraia investimentos e gere emprego e renda", finaliza Lyara Oliveira.
Spcine em números
- R$ 106 milhões investidos em 718 projetos audiovisuais.
- 7.604 produções atendidas pela São Paulo Film Commission.
- 32 salas de cinema no Circuito Spcine.
- 41 mil pessoas capacitadas em atividades formativas.
- 50 produtoras e 60 profissionais beneficiados por ações de internacionalização.