Enquanto passa pela trajetória em festivais, incluindo o Festival de Locarno e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, "Onda Nova" – filme de 1983 dirigido por Ícaro Martins e José Antonio Garcia – chegou ao circuito comercial brasileiro na última quinta, 27 de março. Restaurado e remasterizado em 4K, o longa é relançado numa codistribuição entre Vitrine Filmes e Tanto Filmes.
Produzido no cenário da Boca do Lixo, "Onda Nova" é o segundo título da chamada "trilogia do desejo", assinada por Martins e Garcia. A trama acompanha as jogadoras do fictício Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino fundado no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil, após quatro décadas de proibição. Em plena ditadura, as personagens enfrentam preconceitos de gênero e sexualidade dentro e fora de campo, enquanto se preparam para um simbólico confronto internacional contra a seleção italiana.
Considerado "amoral" pela censura militar, o longa teve seu lançamento comercial original prejudicado, sendo interditado integralmente logo após a exibição na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983.
"A primeira exibição no BFI Flare – Festival LGBTQIA+ do British Film Institute, o mesmo que faz o BAFTA, assim como as outras, foi impressionante! Lotação esgotada e o público vibrando durante e depois da projeção, o que é muito bom porque muita coisa sempre se perde na tradução. Pelas reações do público e pelas críticas que têm saído, percebe-se claramente que os ingleses têm uma relação com o futebol muito parecida com a nossa – as pessoas jogam bola porque gostam, porque aqui também é um esporte popular. Não é uma coisa só de escola, nas quebradas tem pelada como no Brasil! E a postura feminista do filme que aqui também bate forte. Então, mesmo que nós já esperássemos alguma coisa nesse sentido, a repercussão do filme está sendo muito maior", declara o diretor Ícaro Martins com exclusividade para TELA VIVA.
Restauração
O relançamento do filme se tornou possível graças ao processo de restauro conduzido por Julia Duarte, Aclara Produções Artísticas e pela família de José Antonio Garcia, com apoio da Cinemateca Brasileira, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras. Além da nova cópia em 4K, o cartaz e o trailer também foram recriados – o pôster, em especial, é assinado por Helena Garcia, filha do cineasta falecido em 2005.