O Rio2C 2025, que acontecerá entre os dias 27 de maio e 1º de junho na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, dará destaque ao setor audiovisual com a presença de grandes nomes do cenário nacional e internacional. O evento, que está em sua sétima edição, tem como tema "The Edge of Perfection" (No Limiar da Perfeição) e busca discutir como a busca pela perfeição impacta diversas áreas da sociedade.
No ano passado, o Rio2C reuniu cerca de 50 mil pessoas, com 1.663 palestrantes de 36 países, e realizou 1.239 reuniões em rodadas de negócios.
Entre os convidados do setor audiovisual, está a produtora Esther Garcia, figura fundamental por trás dos sucessos do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, como "O quarto ao lado", "Tudo sobre minha mãe" e "Fale com ela". Também são destaques o produtor executivo Diego Ramírez e a roteirista Camila Bruges, da produtora colombiana Dynamo, responsável pela elogiada série da Netflix "Cem anos de solidão", baseada na obra homônima de Gabriel Garcia Márquez.
Dois dos maiores representantes das gerações que moldaram a televisão brasileira em mais de 60 anos de história, os diretores Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho) e Boninho (José Bonifácio Brasil de Oliveira) estarão juntos no GlobalStage. O palco contará também com a presença da apresentadora Adriane Galisteu e da atriz, roteirista e humorista Lara Santana, que ostenta mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais e foi indicada ao TikTok Awards 2024 em duas categorias.
O evento terá 21 palcos multidisciplinares. O setor audiovisual será contemplado em diversos deles, como o Screening Room, que visa estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução. Além do BITS (Broadcast Innovation & Tech Show), espaço exclusivo para aproximação entre criadores de conteúdo e produtores com as novas tecnologias do setor audiovisual como ferramentas de construção e otimização de narrativas.
O primeiro dia do Rio2C contará com o Fast Summit, que vai mostrar como o Fast (Free Ad-Supported Streaming TV) está reconfigurando o mercado, abrindo novas fontes de receita e desafiando modelos tradicionais. O novo jeito de consumir TV já é uma realidade e está no centro dessa revolução, com um modelo baseado em conteúdo gratuito financiado por anúncios. Especialistas vão revelar os bastidores desse crescimento e explorar os três pilares que sustentam essa transformação: tecnologia, monetização e audiência.
Um dos pilares do Rio2C, o Mercado, movimenta centenas de milhões de reais a cada ano, fomentando a indústria criativa brasileira. Nesta edição, serão 483 executivos, players e investidores, 1.072 projetos inscritos nos pitchings e 1.075 projetos nas rodadas de negócios.
As rodadas de negócios voltam a impulsionar a indústria criativa com reuniões exclusivas para a apresentação de projetos aos maiores players globais. Mais de mil profissionais do mercado audiovisual, editorial, musical e de startups participam desses encontros.
Nos pitchings, produtores, realizadores, criadores, artistas e escritores defendem projetos perante uma banca composta por nomes do mercado. O Pitching Industry oferece aos produtores a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca especializada e a uma plateia de profissionais do mercado audiovisual. O Pitching Talent conecta criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual, com projetos voltados a podcast, doc factual, ficção e animação.
Incorporados à programação do Rio2C em 2024, os Meetups estreitam as relações entre os diferentes segmentos ao promover encontros de 20 minutos entre executivos da indústria da música, do audiovisual, de games e marketing/marcas.
Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C e a Abra (Associação de Autores Roteiristas) premiarão séries, curtas, longas e docs, celebrando o audiovisual brasileiro.
Coroando a programação do dia de abertura do Rio2C, a Globo traz para o evento um Summit exclusivo para celebrar a indústria audiovisual brasileira e comemorar seu aniversário de 100 anos.
Além do audiovisual, o Rio2C aborda temas como música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo.