Smithsonian Channel apresenta especial sobre pandemias

O Smithsonian Channel exibirá uma programação inédita que lança novo olhar sobre algumas das pandemias que assolaram e ainda vêm ameaçando a humanidade, como a gripe espanhola, poliomelite e, claro, a mais recente crise do novo coronavírus. O especial vai ao ar desta sexta, 29, até domingo, 31, sempre a partir das 22h.

"Histórias Secretas: Pandemia 1918" abre a programação nesta sexta. A produção fala sobre a doença que ficou conhecida como gripe espanhola, responsável por matar cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, entre 1918 e 1920, a partir da teoria que afirma que a doença surgiu no interior dos Estados Unidos e se espalhou pelo planeta devido, em parte, à negligência dos dirigentes da época.

No sábado, vai ao ar "Uma Vacina Para Salvar o Mundo", documentário sobre a descoberta da primeira vacina contra a poliomelite, anunciada em 1953 pelo médico e pesquisador norte-americano Jonas Salk. A produção traz relatos de membros da equipe pioneira de Salk, que narram as dificuldades enfrentadas em sete anos de pesquisas, envolvendo falta de recursos, descrença por parte da classe médica mais ortodoxa e a corrida contra a propagação de uma doença que, em 1952, já incapacitava permanentemente mais de 60 mil crianças por ano nos Estados Unidos. O documentário conta também com depoimentos de sobreviventes da epidemia, que se submeteram à fase inicial de testes da vacina quando crianças. Para dar um panorama do estado global da doença e o que vem sendo feito, o programa entrevista ainda o empresário e filantropo Bill Gates – a total erradicação da pólio no mundo continua sendo um de seus objetivos pessoais. 

Para fechar o especial no domingo, o Smithsonian Channel estreia "Covid: Lockdown em Xangai". Com uma hora de duração, o documentário acompanha a rotina de um grupo diversificado de pessoas que vivem em um edifício de Xangai e tiveram de se adaptar repentinamente ao confinamento imposto pelas autoridades locais por conta do coronavírus. As cenas são registradas pelo cineasta inglês Yu Kung e sua mulher, Crystal Liu. Além de traçar um retrato da vida dos vizinhos em dois meses de isolamento, Kung e Liu documentam as inovadoras medidas tecnológicas adotadas pelo governo chinês para tentar conter o vírus – de scanners com imagens térmicas, passando por termômetros que medem a temperatura à distância a aplicativos de rastreamento viral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui