Executivos da Globo celebram bons resultados do Globoplay e ressaltam investimentos em filmes

(Foto: Divulgação Globo)

A Globo apresentou nesta quarta-feira, dia 28 de maio, no palco principal no Rio2C, o painel "100 anos de Globo: o nosso roteiro é o Brasil". O ator Eduardo Sterblitch abriu a apresentação caracterizado como personagem Alfredo Honório, da novela "Garota do Momento". Paulo Vieira se juntou a ele, relembrando as celebrações da empresa em 2025: 100 anos de Globo, 60 de TV Globo e dez de Globoplay. No telão, um vídeo reforçou a ampla escala de produção de conteúdo do canal – são mais de 33 mil horas produzidas por ano – e ressaltou a relação da Globo com o Brasil. 

Os 60 anos da TV Globo ganharam no último mês de abril uma comemoração especial, com uma maratona de 60 horas de conteúdo na TV, culminando no "Show 60 Anos", que prestou uma homenagem à história da emissora. Amauri Soares, diretor-executivo dos Estúdios Globo e da TV Globo, contou que a celebração começou a ser planejada com um ano e meio de antecedência, e que, logo no início, duas coisas foram decididas: que a comemoração deveria ser com o público e que isso seria feito através de conteúdo. Assim surgiu a ideia da maratona e do show. "Esse show nos emocionou muito. Parecia que era aniversário de todo mundo. Tocou na nossa memória afetiva, nas coisas que já assistimos, que gostamos, que não gostamos, os personagens… O país celebrou sua relação com a Globo e foi um momento rico para todos nós", afirmou o executivo, anunciando na sequências outros dois novos projetos que vêm na esteira das comemorações do aniversário: em julho, um especial com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que tocará temas de novelas interpretados por grandes talentos da música nacional. No mesmo mês, em parceria com o Globoplay, estreia uma série documental, dirigida por Pedro Bial, que contará a história da empresa e de seus fundadores, Irineu e Roberto Marinho. 

Também no palco do evento, Manuel Belmar, diretor de produtos digitais da Globo, celebrou os dez anos do Globoplay e as importantes conquistas que vieram com esse marco, como o Oscar para o filme "Ainda Estou Aqui", o primeiro longa Original Globoplay: "Esse prêmio é da Globo inteira, aqui representada pela plataforma, mas é fruto de um trabalho de toda uma empresa dedicada a fazer produtos de alta qualidade. E comemoramos esse prêmio transcendendo a importância da Globo, e sim como uma real e sincera homenagem ao cinema brasileiro – ele é o grande vencedor. E ficamos felizes de ver o filme impulsionando muitas coisas boas que estão acontecendo no cinema brasileiro. Belmar relembrou que, apesar de já estar disponível na plataforma, o título ficou em cartaz nos cinemas por 150 dias. "O papel da Globo e nosso propósito em relação aos filmes é impulsionar de fato os cinemas, e garantir que essa janela continue saudável o suficiente para ser um motor de toda a indústria", declarou. 

O executivo ainda trouxe outros dados relevantes de consumo do Globoplay, que atingiu seu breakeven em 2025. Segundo ele, o tempo de consumo na plataforma é medido em bilhões de horas todos os trimestres, e desde o seu nascimento o serviço só tem crescido. "Somos hoje o top 2 ou top 3 em audiência e alcance de todas as plataformas pagas. E, melhor do que isso: fomos a líder entre as plataformas, tanto as pagas quanto as gratuitas, em consumo médio de usuário por mês de janeiro a maio deste ano", revelou. 

Núcleo de filmes 

Os executivos falaram bastante sobre as produções de filmes da Globo – que envolvem TV Globo, Globoplay e Telecine, dentro do núcleo de filmes, e ainda o braço da Globo Filmes. "Quando olhamos para essas três janelas, vimos a necessidade de produzir filmes. Não era da tradição dos Estúdios Globo, mas resolvemos nos capacitar para isso para atender às necessidades das plataformas Globo", relembrou Soares. "Hoje, entregamos um filme por mês. A grande maioria é de telefilmes. Mas vamos manter o compromisso com essa entrega mensal. Alguns, dependendo de sua vocação, vão para os cinemas como primeira janela", explicou, mencionando o acordo firmado pela Globo com a Paris Filmes e a Downtown Filmes para esses lançamentos. "São mais histórias brasileiras que vamos contar e novos talentos que vamos revelar". 

Nesse sentido, há uma larga produção de longas em parceria com as emissoras afiliadas – atualmente, são dez títulos nesse formato em produção, em diferentes lugares do país – com roteiristas, diretores e talentos locais. Inclusive, em 2024, o filme mais assistido do ano na "Tela Quente" foi "Pés de Peixe", uma produção de Manaus – AM pela Rede Amazônica. 

Entre os próximos lançamentos, está um novo filme com Fernanda Torres. Ela vai escrever e protagonizar "Os Corretores", uma tragicomédia imobiliária (real state tragicomedy) dirigida por Andrucha Waddington (de "Vitória") e produzida pela Conspiração (que foi coprodutora de "Ainda Estou Aqui") com a Globo Filmes. O longa faz parte da lista de 134 filmes que já receberam sinal verde para entrar em produção. Ao longo de sua história, a Globo já lançou mais de 500 filmes nos cinemas, com 270 milhões de ingressos vendidos.

Também destaca-se no lineup um drama com Benedita Casé, filha de Regina Casé, baseado em uma história real – "É um filme muito emocionante, e com certeza estaremos vendo o surgimento de uma nova estrela", apostou o diretor-executivo – além de duas produções de comédia: "Roubo do Cão" e "Quem é morto sempre aparece", entre outros longas. 

Novo humor da Globo 

Por fim, Soares também falou sobre a nova área de humor da Globo, sob direção de Patrícia Pedrosa. Os novos produtos começarão a entrar no ar a partir de julho, como "Aberto ao Público", que será exibido aos domingos, após o "Fantástico", na TV Globo, e "Volte Sempre", novo seriado de humor de esquetes e bordões do Multishow que se passa num shopping popular onde cada lojinha é um personagem. No momento, são 46 projetos de humor em desenvolvimento, entre filmes, séries e programas de variedades. 

 

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