GM interliga 6 mil estações de trabalho com 4 mil terminais IP

A General Motors anunciou nesta terça, 28, a conclusão da migração de toda a rede de telecomunicação de voz da empresa para uma rede de telefonia IP, convergindo voz e dados na mesma estrutura. O projeto, batizado de Brazil Voice Network Services, foi iniciado em junho do ano passado e compreendeu três fases: a instalação da rede nos small sites – escritórios regionais; nos medium sites – cidades como Gravataí (RS), Sorocaba, Mogi Cruzes e Indaiatuba (SP); e finalmente nas fábricas de São Caetano do Sul (ABC paulista) e São José dos Campos (SP).
O gerente de projetos da GM, Marcos Golfetto, disse que a montadora não precisou fazer qualquer investimento, pois o projeto foi terceirizado para a Siemens, que se responsabilizou pela implantação, operação, gerenciamento dos ramais IP e interligação dos sistemas de comunicação de voz. O contrato de full outsourcing entre as duas empresas é de 48 meses e baseado em nível de qualidade (SLA).
Golfetto disse que já se começa a observar ganhos de custo. A expectativa inicial era de que fossem derivadas 40% de ligações via VoIP entre as unidades da empresa, mas já se atingiu 55,68%. Além disto, em março último foram registradas 58 horas de audioconferência via intranet; em maio o número saltou para 628 horas. No mesmo período, o número de reuniões passou de 223 via comunicação por rede pública para 794 por internet/intranet, e o número de participantes de 403 para 2.457. Antes, era usado recurso externo, nos Estados Unidos, com tarifação pelo tempo de comunicação e número de usuários mais o custo de DDI. Agora, o custo da comunicação entre as unidades é zero.
A GM quer reduzir entre 10% e 20% os custos de telecomunicações. Mas só nos escritórios regionais a queda já foi de 40%. A plataforma de comunicação convergente da Siemens HiPath 4000 inclui mais de 6 mil estações de trabalho, sendo 4 mil telefones IP. Há ainda cem licenças de Softphones, das quais 60 em uso, que permitem aos seus usuários portarem seus aparelhos até em viagens internacionais, para comunicação via internet com o mesmo número e sem custo de chamada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui