Andzej Gavriss, da Stink Filmes, dirige filme da ONU sobre os traumas de guerra dos refugiados ucranianos

Dirigido por Andzej Gavriss, diretor da Stink Films, a Agência da ONU para Refugiados apresenta o filme "Uprooted", que mostra refugiados ucranianos da vida real revivendo os traumas da guerra. A produção, que contou com a parceria da Don't Panic Londres, captura e revive as experiências dos sobreviventes da guerra que tiveram que deixar seu país.

Produzido com um elenco e uma equipe de refugiados, o filme traz situações cotidianas com pessoas que estão vivendo os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após serem resgatadas de zonas de guerra. Assim, sons "simples", como ruídos de porta batendo e fogos de artifício, se transformam em memórias dolorosas, que levam as pessoas a um pânico cego mesmo em um ambiente novo.

Assista:

O diretor Andzej Gavriss escreveu o conceito do filme, que vem sendo veiculado gratuitamente nos cinemas do Reino Unido, em parceria com o coreógrafo e também refugiado ucraniano Konstantin Koval e o criativo Rick Dodds, da Don't Panic de Londres. Produzido em Berlim, onde diversas pessoas se estabeleceram desde que tiveram que deixar a Ucrânia, mais de 60 refugiados do país estiveram envolvidos no projeto.

"Desde que a guerra começou, eu tenho escutado diversas histórias de refugiados ucranianos detalhando os efeitos debilitantes do TEPT. O assunto parecia tão importante, mas não muito estava sendo dito em público. Depois de conversar com muitos amigos ucranianos e colaboradores de longa data, nós decidimos fazer um filme juntos e usar a nossa arte como uma forma de contribuição. Era importante que tivéssemos um elenco de refugiados reais no filme para contar suas próprias histórias. Apesar de toda a dor, o filme termina com uma mensagem de esperança e união – para ficarmos juntos e darmos força uns aos outros", comenta Andzej.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui