Portaria do Ministério das Comunicações autoriza DTV Play nas Smart TVs a partir de 2021

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 28, trouxe publicada a Portaria Interministerial nº 40, do Ministério das Comunicações, que altera as regras do Processo Produtivo Básico (PPB) para televisores com tela de cristal líquido, industrializados na Zona Franca de Manaus (ZFM). Uma das principais alterações é a incorporação gradual do perfil "D" do middleware Ginga (DTV Play) nos televisores "Smart TV". A medida possibilita o acesso das aplicações interativas aos canais de TV aberta, por meio de televisores com conexão à internet.

Uma das principais características do perfil "D" do Ginga (DTV Play) é que ele possibilita a criação de inúmeros serviços públicos e privados de interesse da população, permitindo que o serviço de radiodifusão aberta entre na economia digital por meio de ricas experiências ao consumidor a partir da Integração da oferta Broadcast & Broadband (IBB).

Com o DTV Play os noticiários, as novelas, reality shows e os comerciais terão um viés mais interativo. Os telespectadores terão experiências parecidas com as encontradas atualmente nos serviços de streaming.

Tecnologia brasileira

De acordo com José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), com a portaria divulgada pelo Ministério, o esforço de todos que trabalharam na especificação desse novo padrão foi recompensado.

"O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD) mais uma vez demonstra sua vocação para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas referentes à TV digital aberta, promovendo a melhoria contínua do serviço de TV", destacou.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, comemora a publicação da portaria que, segundo ele, representa um importante passo para a modernização da TV no país. "É a integração da TV com a internet que vai possibilitar a interatividade entre o telespectador e a programação".

Como era antes

O texto anterior do PPB estabelecia que 90% dos televisores fabricados na ZFM deveriam incorporar o perfil A do middleware, que será mantido. Porém, conforme já mencionado, o perfil D do middleware (também conhecido como Ginga D ou DTV Play), começará a ser incorporado gradualmente a partir de 2021, substituindo progressivamente os perfis anteriores, e que ao longo do tempo atingirá um total de 90% dos televisores com interatividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui