Profissionais do Ano de 2020 terá novo formato

Acompanhando a evolução do mercado publicitário brasileiro acelerada pela pandemia do novo coronavírus, a Globo anuncia mudanças para o prêmio Profissionais do Ano em 2020. Refletindo as necessidades de inovação e integração, novas categorias e formato do júri fazem parte das novidades elaboradas. Agências de todo o Brasil podem inscrever seus trabalhos entre 29 de julho e 19 de agosto.

"Uma nova configuração do Profissionais do Ano já estava em nossos planos. Reformular o prêmio era necessário para acompanhar a evolução do mercado e mantê-lo relevante para os profissionais. A pandemia acabou acelerando esse processo. Revisitamos categorias e estamos fortalecendo integração e flexibilização como características essenciais para campanhas capazes de se destacar e gerar valor. Queremos transformar e trazer ainda mais potência e relevância para a premiação", comenta em nota Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.

As três categorias que antes compunham o prêmio – Campanha, Institucional e Mercado – dão lugar a cinco novas. "Filme" substitui a antiga categoria Mercado e contempla peças únicas, de veiculação nacional na TV aberta e por assinatura. Na classe Nacional, conta com subcategorização em Formatos Curtos, com duração de até 29 segundos, e 30+, com duração igual ou superior a 30 segundos; "Campanha" abrange o conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum; "Integrada" para as campanhas que tenham em sua estratégia de mídia a combinação de veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios; "Ações em Conteúdo", para projetos que tenham utilizado de forma inovadora as soluções de branded content nos canais aberto e por assinatura da Globo (a categoria avalia apenas ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial; ações com entregas digitais devem ser inscritas na categoria "Integrada"; e "Ninguém Quarentena Sua Criatividade", voltada ao filme ou campanha relacionado, de forma direta, à crise do coronavírus. Podem ser inscritas tanto peças com fins comerciais quanto de cunho social.

Trabalhos da classe Regional podem ser inscritos nas categorias "Filme" (sem subcategorização) e "Campanha", com veiculação restrita às regiões Sudeste Capitais, Sudeste Interior, Norte-Nordeste, Leste-Oeste e Sul. O regulamento completo está disponível no site do Prêmio.

O júri, por sua vez, será online e formado por profissionais de diversos perfis criativos. A primeira etapa está prevista para 14 de setembro e, a segunda, para 21 de setembro. Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena de outubro, em formato ainda em definição.

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