No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha – no dia 25 de julho – a Netflix anunciou o Colaboratório Criativo, um programa de formação prático que tem como objetivo equipar roteiristas e cineastas afro-brasileiros em ascensão na carreira com ferramentas para que desenvolvam uma série que possam apresentar à Netflix Brasil.
A iniciativa é uma colaboração entre a AFAR Ventures – agência de consultoria de mídia e insights com foco em diversidade, que tem escritórios em Nova York e Salvador, sob financiamento da Netflix – e a WIP, uma aceleradora de propriedade intelectual de entretenimento localizada em São Paulo. A primeira edição do programa aconteceu de outubro a dezembro de 2020 e teve 12 pessoas, sendo oito mulheres, e a segunda acontece de 19 de julho a 3 de dezembro de 2021 e contando com 16 participantes, sendo 10 mulheres.
A expectativa do serviço de streaming é que o Colaboratório Criativo permita o desenvolvimento de conteúdo com laços fortes com o seu público. "Na Netflix, ao investir em conteúdo, trabalhamos para que mais pessoas vejam suas vidas refletidas nas telas e queremos que nossos assinantes vejam traços das suas próprias culturas e personalidades em nossas histórias", diz a gerente de aquisição de conteúdo da Netflix, Aline Lourena.
O próprio setor audiovisual é apontado como um obstáculo no combate aos estereótipos raciais e de gênero. "Quando o audiovisual espera que você só escreva sobre um tema, ou um perfil de personagem, é uma maneira de nos encaixotar, isso nos limita. Obviamente não sabemos escrever apenas sobre racismo, sabemos escrever apesar dele", diz Thays Berbe, uma das roteiristas que teve seu projeto escolhido para desenvolvimento ao final da primeira edição do Colaboratório Criativo. "Acho ótimo e importante ter espaço para esse tema, se a história for boa, perfeito! Não se trata de ignorar o racismo, tão histórico quanto cotidiano, mas o arco do personagem não precisa necessariamente estar relacionado apenas com a questão racial. Quanto mais personagens e histórias negras existirem, mais mobilidade teremos. Eu fiquei muito impressionada que o Colaboratório Criativo tem um interesse genuíno em escutar e debater esses incômodos, ao mesmo tempo em que investe na formação e aprimoramento dos profissionais para o mercado. Eu sempre quis escrever comédia, por exemplo, e nem sempre tive essa chance. Por isso, o grande diferencial do Colaboratório Criativo para mim é ter um espaço para desenvolver a história que eu sempre quis contar".
Na primeira edição, dois projetos foram escolhidos pela equipe de criação da Netflix e estão sendo desenvolvidos por seus criadores. Um deles é o projeto de Berbe. A série de comédia roteirizada, ainda sem título, acompanha um entregador de água negro com talento para comédia que sonha em ficar milionário. Em sua escalada para o sucesso, expõe sua família em shows ácidos de stand-up para o desespero de todos.
Outro projeto com protagonistas negros tocado com a Netflix é o longa "Casamento à Distância", que não tem relação com o Colaboratório Criativo. O longa teve a sua produção anunciada em abril deste ano e está em fase de pré-produção. "Talvez seja a primeira comédia romântica brasileira com protagonistas negros. O filme fala de sentimentos universais e inerentes a todo ser humano, como a afetividade e suas diversas formas de vivenciá-la. E coloca um casal negro no centro de uma história de amor, como tantas outras que há por aí. Precisamos naturalizar a presença das pessoas negras em qualquer formato, gênero, personagem ou tema de história", diz Aline Lourena.
Co-roteirista do filme, em trabalho com Renato Fagundes, Belize Mofeoli explica a relevância de uma comédia romântica brasileira protagonizada por um casal afrocentrado: "Estou cansada de ver negros subalternizados, morrendo e marginalizados nas produções audiovisuais. Tudo bem fazer narrativas que também englobem isso se for para aprofundar e ampliar olhares, mas não como fetiche ou vício narrativo. A gente se apaixona! E pode falar quem quiser que 'solidão da mulher negra' é assunto batido. Só cansou de ouvir a respeito quem não é uma mulher negra e nunca se sentiu preterida. Ou não é uma pessoa preta de qualquer gênero que, infelizmente, acaba hiperssexualizada. A gente preta quer ser amada em público. Quer contar outras histórias além da escravização. Comédia romântica pode parecer trivial para quem é branco – o que, por muito tempo, foi enxergado como símbolo de beleza-padrão. Ver pretos se amando numa tela audiovisual é, no mínimo, revolucionário!"
A naturalização da presença das pessoas negras no gênero demandada por Aline Lourena não se restringe à escalação do elenco de "Casamento à Distância". Pelo contrário, a proposta é retratar as diferenças nas realidades. "Desde o começo eu digo que o que mais gosto do filme que estamos fazendo é que ele poderia ser protagonizado por gente de qualquer etnia, vivendo situações humanas comuns a quaisquer indivíduos, mas que, por serem negras, nossas personagens reagem desta ou daquela maneira", diz a roteirista Belize Mofeoli. "E, se estivermos fazendo certo, pessoas de diferentes etnias irão gostar. E meu coração ficaria quentinho em saber que a pretaiada se emocionou, se divertiu", finaliza.
A roteirista Thays Berbe aponta um descontentamento com os produtos audiovisuais que não retratam as subjetividades de pessoas pretas. "Eu lembro de ver a minha família preta assistindo novelas onde todos os protagonistas que sofriam eram brancos. Eu achava aquilo um absurdo. Cadê os outros pontos de vista e a complexidade humana dos negros?", diz . "Esse foi um dos motivos pelo qual escolhi ser roteirista. Com certeza vimos um avanço, pois a sociedade começou a cobrar. Mas apenas a representatividade na frente das câmeras não é a solução, precisamos valorizar as histórias contadas pela perspectiva das pessoas pretas e mais do que isso, precisamos que elas tenham autonomia para contar as histórias que querem e não as histórias que são esperadas delas", conta.
O Colaboratório
No Colaboratório Criativo os participantes têm aulas práticas e teóricas com instrutores afrodescendentes reconhecidos na indústria do entretenimento, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, com quem têm a oportunidade de trabalhar juntos nas salas de roteiro para refinar suas próprias séries e, potencialmente, desenvolvê-las para a Netflix.
O programa é dividido em duas fases. A primeira é focada em formação. A segunda, no desenvolvimento dos projetos.
A fase de formação compreende aulas teóricas e master classes, nas quais importantes nomes do mercado audiovisual nacional e internacional negro dividem suas experiências e dão aos participantes treinamentos teóricos e práticos sobre como desenvolver uma série, passando por táticas e ferramentas de storytelling. Entre os temas abordados estão estrutura de roteiro, criação e desenvolvimento de personagens, processo de construção de episódios, diferenças de construções narrativas para diferentes gêneros, entre outros.
Esta fase se encerra com um pitch no qual os projetos são apresentados para a Netflix. Alguns projetos são escolhidos para serem aprofundados na segunda fase, quando os participantes desenvolvem a bíblia e o piloto dos projetos selecionados. Na atual edição do programa, quatro projetos irão para a incubadora para terem suas bíblias e pilotos desenvolvidos pela Netflix.
O processo de recrutamento dos participantes foi feito pelas equipes da AFAR e da WIP por meio de associações focadas em mapeamento de profissionais negros do mercado audiovisual brasileiro, como a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).