Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Globo firma parceria com centro de inovação do IMPA para projeto de...

Globo firma parceria com centro de inovação do IMPA para projeto de inteligência artificial

Uma das estratégias da Globo na evolução da sua trajetória mediatech é desenvolver projetos com importantes institutos de pesquisa, assim como a recém-firmada parceria com o Centro Pi, o Centro de Projetos e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O trabalho tem como foco a extração automática e o enriquecimento de metadados a partir de modelos de inteligência artificial, e poderá apoiar a Globo nos seus desafios de negócio, permitindo melhorias nos seus sistemas de recomendação.

Os pesquisadores do Centro Pi trabalharam no enriquecimento dos dados providenciados pela Globo, compilando e agregando múltiplas bases de metadados para construir o sistema – foram mais de 1,5 milhão de filmes e séries. Com base nesse volume de informações, o grupo desenvolveu algoritmos de machine learning a fim de extrair palavras-chaves capazes de caracterizar cada um dos títulos de maneira acurada e extensiva. Para que fosse possível relacionar conteúdos com mais precisão, as palavras-chave foram distribuídas em diferentes categorias, como gênero, temas, estrutura técnica, pessoas envolvidas, lugares retratados e muito mais.

Assim, como aplicação dessas descrições, a equipe do Centro Pi criou métodos de recomendação de títulos a partir de palavras-chave e outras informações técnicas disponíveis. “Nosso objetivo, em primeiro lugar, era extrair um entendimento profundo de uma imensa quantidade de informações e, a partir disso, fazer um sistema de recomendação consistente e interpretável que gerará valor ao público consumidor da Globo”, comenta, em nota, Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA.

Como declara Carlos Octávio Queiroz, diretor de Estratégia Corporativa e Arquitetura da Globo, o projeto com o Centro Pi representa uma importante evolução para os desafios de negócio da companhia. “Ter uma base ampla de metadados de conteúdos é fundamental para nosso negócio, e poder incrementar essa base por meio da extração automática é um grande avanço. Além disso, estabelecer parcerias com centros de pesquisa relevantes, como é o caso do IMPA, acelera o desenvolvimento e traz muito valor às nossas soluções baseadas em dados”, declara o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile