Produção original do CINEBRASiLTV, o longa-metragem “Não é a Primeira Vez que Lutamos Pelo Nosso Amor”, de Luis Carlos de Alencar, estreia na Première Brasil do Festival do Rio 2022, na Mostra Competitiva Longas Documentários, no dia 9 de outubro, domingo, às 10h30, no Cine Odeon – com sessão aberta ao público seguida de debate com o diretor.
Realizado pela Produtora Couro de Rato, com produção de Vladimir Seixas, o documentário aborda histórias de perseguições e violências contra a população LGBTQIA+ durante a Ditadura Militar. Esse mesmo grupo, com suas lutas por resistência, formaram o Movimento LGBTQIA+ brasileiro. Foi nesse período que, sendo alvos do Regime Ditatorial, resistiram e lutaram por modos de viver que apontaram para novos projetos de sociedade e, consequentemente, contribuíram significativamente para a luta pela redemocratização do país.
Além do resgate dessas lutas do passado, o filme também se volta para os contrastes dos tempos atuais. “Não é a Primeira Vez que Lutamos Pelo Nosso Amor” conta com nomes na temática como João Silvério Trevisan, Jacqueline Gomes de Jesus, Sissy Kelly, James Green, Luiz Mott e Karla Jay, dentre outros.
Assista ao trailer:
“Este documentário visa justamente lembrar aos jovens que nossa história de resistência é muito antiga e que precisamos conhecer nossa memória para elaborar melhor nossa luta atual, mantendo e ampliando nossa liberdade. Eles vão passar, nós vamos continuar. O
trabalho narra, principalmente para as gerações mais novas, que não é a primeira vez que nós, minorias sexuais e de gênero, passamos por esses problemas e lutamos pelo nosso direito de amar. Temos uma história da qual devemos nos orgulhar e tirar o acúmulo de experiência para continuar a luta. Esse filme já operou como uma obra de fortalecimento e estímulo ainda na sua produção, pelo menos para as pessoas que trabalharam nele”, destaca Luis Carlos de Alencar.