A Embratur lançou, na 50ª edição da ABAV Expo, o Edital de Curtas-Metragens "Brasil com S", que selecionará projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. A ação faz parte da estratégia da Agência de aproximar o turismo do audiovisual, indústria que se tornou uma importante ferramenta para o marketing turístico internacional, para a promoção da imagem dos destinos e, também, atração de turistas.
O edital tem como objetivo apoiar financeiramente cinco projetos para a produção de curtas-metragens inéditas, que tenham potencial de promover destinos, roteiros e experiências turísticas do nosso país, em formato de ficção, animação ou documentário. Os inscritos serão analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas.
"As principais agências de promoção internacional do turismo hoje trabalham o audiovisual como carro chefe, e as pesquisas indicam o resultado positivo na atração de turistas a captação de séries, filmes, clipes, propagandas e games. O audiovisual cria o desejo para conhecer um destino, uma cultura, um país", disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também estará à frente da comissão julgadora.
"A Embratur dá prioridade a essa política, e estreia hoje com o edital de curtas, vamos articular o público e o privado para criar as condições que permitam que o Brasil tenha mais competitividade na atração de produções internacionais e desenvolva experiências turísticas relacionadas a obras audiovisuais", completou Freixo.
O valor total do edital é de R$ 300 mil – cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta. As inscrições estarão abertas de 23 de outubro até 7 de dezembro e poderão ser feitas no site da Embratur.
Parceria
Além do lançamento do edital, a Embratur assinou na ABAV Expo um acordo de cooperação técnica com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), entidade que representa produtoras brasileiras. A parceria busca desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual e promover o Brasil como um destino "film friendly".
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, dá mais detalhes, com exclusividade para TELA VIVA, sobre o edital e sobre a estratégia da Agência em aproximar as indústrias do turismo e do audiovisual para atrair mais estrangeiros ao Brasil.
Como vai funcionar o concurso de curtas da Embratur e qual é o objetivo da Agência ao abrir essa oportunidade à indústria do audiovisual?
O edital de curtas "Brasil com S" vai selecionar, por meio de chamada pública, cinco projetos para a produção de obras audiovisuais cinematográficas inéditas. A intenção é se aproximar cada vez mais desse importante setor e aproximar o marketing turístico internacional às produções audiovisuais. Identificamos que as pessoas viajam cada vez mais em razão de conteúdos que consomem em plataformas de streaming e em produções cinematográficas em geral. O Brasil tem um amplo potencial de transformar seus destinos turísticos em locações, sua cultura em consumo, em desejo de viagem. E a Embratur chega agora com uma estratégia de turismo audiovisual, e o concurso de curtas faz parte disso, com o objetivo de promover os destinos turísticos brasileiros e associar à Marca Brasil.
Para ser selecionado, que tipo de conteúdo precisa aparecer nos roteiros de curtas inscritos?
O edital é direcionado para produtoras brasileiras independentes, sendo elas pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais, sediadas em qualquer cidade brasileira. Os projetos que vão participar da chamada pública precisam ter potencial de promover destinos, roteiros e experiências turísticas através de histórias de pessoas, paisagens, da nossa gastronomia, da nossa música, do artesanato, do patrimônio, da nossa cultura, tudo isso considerando critérios relacionados à sustentabilidade, à inclusão e à equidade de gênero. Os roteiros audiovisuais precisam contemplar esse grande guarda-chuva de segmentos turísticos que existem no Brasil através de projetos de ficção, de animação ou documentários.
O edital também prevê a promoção da diversidade?
Sim, a Embratur também está trabalhando com um olhar para a promoção da diversidade por meio de mecanismos afirmativos que vão constar no edital, para contribuir para a redução da desigualdade étnico-racial e de gênero. Serão selecionados no mínimo dois projetos cujo proponente tenha no projeto diretora mulher, cis ou transgênero, e pelo menos um projeto cujo proponente tenha diretor ou diretora que se declare pessoa preta, parda, indígena ou pessoa com deficiência.
Como vai ser feita a seleção dos cinco projetos?
Os projetos que se inscreverem vão passar por uma análise técnica e serão julgados por uma comissão, composta por representantes da Embratur e dos setores do turismo e do audiovisual. Essa comissão será presidida pelo presidente Marcelo Freixo.
Após a seleção, existe um prazo definido para a execução dos projetos e finalização dos curtas? Como a Embratur vai acompanhar esse processo?
Tudo estará bem especificado nos termos do edital. Mas, para adiantar, os projetos selecionados vão receber apoio financeiro da Embratur, serão R$ 60 mil para cada, que serão destinados para a produção das obras audiovisuais e, no final, o curta será entregue para a Embratur em um prazo de 160 dias, depois de cumpridos todos os termos do contrato.
E como esses curtas serão usados para promoção do Brasil no exterior?
A Embratur pretende utilizar esse conteúdo para promover os destinos turísticos brasileiros, todas as suas especificidades e singularidades, trazendo mais uma vez esses produtores brasileiros independentes de audiovisual para um diálogo mais estreito com a Agência. Depois de finalizados, os curtas que participaram do concurso poderão ser exibidos no entretenimento de bordo de companhias aéreas, em ações internacionais da Embratur em diversos mercados, como em feiras internacionais e roadshows promovidos pela Agência, entre outras possibilidades. As produtoras selecionadas vão ganhar uma ampla capilaridade na divulgação das suas obras, com certeza.