Fórum de Lideranças Femininas no Audiovisual divulga manifesto

Na última semana, São Paulo foi sede do I Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual. O programa, idealizado por Débora Ivanov, ex-diretora da Ancine, se desenvolveu como parte das programações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e contou com exibição de séries, debates, painéis e encontros. 

Entre os dias 21 e 22 de outubro, cerca de 40 mulheres de diferentes regiões do Brasil, representantes de diversas entidades do setor, estiveram reunidas para compartilhar informações e dados sobre o atual panorama das mulheres no setor audiovisual nacional e também para preparar uma agenda de atuação para 2020. No período, o grupo de mulheres assinou um manifesto. 

O material foi escrito e assinado por nomes como Alessandra Meleiro, do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine); Barbara Sturm, da Associação Nacional de Distribuidores do Audiovisual Independente (Andai); Carla Francine, do CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste; Clélia Bessa, da Bravi; Eliana Russi, da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (Abragames); Laís Bodanzky, presidente da Spcine; Lyara Oliveira, da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan); Marina Person, da Associação Paulista de Cineastas (Apaci); Odete Cruz, da Apro; Paula Barreto, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav); Tata Amaral, cineasta; entre outras. 

Confira o texto na íntegra: 

Carta aberta do I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual

O audiovisual é o principal vetor de desenvolvimento da indústria criativa e apresenta crescimento continuado em todo o mundo, mesmo diante da crise econômica que atravessa diversos países. Para além de seu impacto econômico, o audiovisual tem o poder de espelhar, representar e influenciar a sociedade, construindo o imaginário das novas gerações.

Atentas a isso, lideranças feminina, tem impulsionado movimentos por mais equidade no mercado de trabalho na indústria audiovisual e pela construção responsável, livre de estereótipos, das narrativas, que ocupam as mais diferentes telas – das salas de cinema aos celulares.

O I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual reuniu expoentes desse movimento no Brasil, representando todas as unidades da federação e diversas entidades do setor, durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro. 

Juntas, as mulheres ali presentes, convencidas da importância econômica e social da liderança feminina em todas as artes e ofícios da indústria, decidiram formalizar o Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual que nasce, assim, de forma permanente e itinerante, com o objetivo de compartilhar informações, somar esforços e propor ações para a construção de um futuro de mais e melhores oportunidades para as mulheres do audiovisual brasileiro.

São Paulo, 22 de Outubro de 2019 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui