A Globo apresentou nesta quinta, 28, em seu Upfront 2023, um marketplace de mídia programática aberto que estreia em novembro, o Gama. Desenvolvido nos últimos meses em parceria com a Xandr, o marketplace, explicou Manzar Feres (foto acima), diretora de Negócios Integrados da Globo, une a tecnologia da Xandr, com o uso estratégico dos dados primários da Globo e de todos os provedores de dados parceiros. "Nossa missão é que o Gama seja a plataforma de referência no mercado em oferta de inventário premium associado a um conteúdo qualificado e seguro". A plataforma é aberta, já conta com publishers parceiros e seguirá ampliando as parcerias, diz a executiva. "Muito orgulho dessa plataforma que mostra uma Globo diferente de tudo o que já viram até hoje: completamente aberta e acessível para todos os tamanhos de anunciantes e tantos parceiros de inventário digital", disse.
Os termos premium e seguro pautaram a apresentação ao mercado anunciante e publicitário. O presidente executivo da Globo, Paulo Marinho, afirmou que a Globo é uma mediatech com uso cada vez maior de inteligência de dados para atender os interesses do público e as estratégias dos parceiros de negócios. "A gente conhece profundamente o consumidor brasileiro e oferece um conteúdo premium e seguro em todas as nossas plataformas", disse. Ele lembrou ainda que a Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming e "pioneira na oferta de publicidade nesse país".
Se Marinho destacou o pioneirismo no modelo de venda de publicidade que começa a ser adotado no Brasil por outras plataformas de streaming por assinatura, Feres centrou o discurso na flexibilidade do uso de dados para atingir as metas dos anunciantes. "Disponibilizamos uma plataforma tecnológica escalável, segura e robusta para abrigar essa profusão de dados que já temos – 130 milhões de Globo IDs. Estamos abrindo esta plataforma para o mercado, facilitando o acesso e a combinação com os dados de vocês para conseguir o melhor resultados para suas campanhas. Seguimos investindo sem parar em inteligência e insights de negócios", disse.
Segundo Feres, a Globo consegue hoje mensurar os impactos diretos da publicidade veiculada em seus veículos nos negócios dos anunciantes, sejam digitais ou lojas físicas. Alguns anunciantes já começaram a usar esta plataforma de mensuração, diz a executiva.
A executiva destacou, ainda, a maneira como a relação da Globo com os brasileiros gera um conhecimento ímpar sobre os consumidores, representado em alguns números relevantes: em um único dia a Globo alcança 41% da população brasileira. Em uma semana, 70%, e, em um mês, 87% – números bem superiores à soma de todas as outras plataformas de vídeo. E com alta presença em todos os demográficos, a Globo supera em 12% o tempo de conteúdo consumido em outras plataformas de vídeo, mesmo entre os jovens até 24 anos.
Inovações
Além do Gama, que chega ao mercado em novembro, Manzar Feres apresentou as inovações a lançadas pela Globo ao longo do ano, com destaque para o Globo DAI e Pause Ads.
O Globo DAI é um formato em vídeo exclusivo já disponível para os programas da Globo, Globonews, Viva, Multishow e sportv. A solução integra a tecnologia de Dynamic Ad Insertion (DAI) à TV, através da qual é possível entregar uma mensagem segmentada por target do anunciante no espaço do break comercial. Isto só é possível quando o espectador está assistindo programação linear e está com o aparelho logado no Globoplay.
Já o Pause Ads é um formato que respeita o desejo de assistir sem interrupções, com ações publicitárias contextualizadas, entregues de forma não intrusiva, quando o espectador resolve pausar a programação. Neste momento, o anúncio estático aparece na tela, permanecendo visível até que a pessoa dê o play de novo, ou aperte o botão fechar.
Crédito fotos: Globo/Divulgação.
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