Neste sábado, dia 29 de outubro, estreia na TV Cultura a segunda temporada do "Memória Esporte Clube", programa que trabalha com o rico acervo de imagens da emissora, e terá como tema a famosa tabelinha entre futebol e música. Com apresentação de Vladir Lemos, a atração vai ao ar às 14h15.
Tão notória quanto a importância dos dois como expressão popular é também a sedução e o fascínio que um sempre exerceu sobre o outro. E se nos dias que correm tanto a música quanto o futebol são acusados de já não serem os mesmos, os registros irão mostrar, e de certa forma comprovar, que na história recente do nosso país esse encontro foi muito produtivo. Servindo, inclusive, para ampliar os horizontes de um e de outro. "O trabalho de pesquisa durou mais de oito meses. As imagens foram tratadas e refletem, antes de qualquer outra coisa, o respeito e o cuidado com nosso acervo audiovisual", afirma Vladir Lemos, diretor de Esportes da TV Cultura e apresentador.
Ao longo dos 13 episódios, convidados relembram casos, momentos e inspirações nascidas do jogo de bola. São nomes como Gilberto Gil, Jorge Ben e Paulinho da Viola. A série é, ao mesmo tempo, um retrato de épocas distintas representadas por nomes como o grupo Língua de Trapo, tão essencial e representativo de um certo momento da cena cultural paulistana.
A nova temporada do "Memória Esporte Clube" também resgata, além dos artistas, nomes e acontecimentos que ajudaram a enriquecer a vida esportiva, a tornar ainda maior a sedução do futebol na cultura brasileira, mas que acabaram sendo driblados pela história. São registros que preservaram o que era vivido dentro e fora de campo quando as gravações foram feitas.