Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Cinemateca Brasileira lança projeto de recuperação do histórico acervo do Canal 100

Cinemateca Brasileira lança projeto de recuperação do histórico acervo do Canal 100

(Foto: Divulgação)

A Cinemateca Brasileira realizou nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, o evento de lançamento do projeto de recuperação, catalogação e digitalização do acervo do Canal 100. O encontro reuniu nomes do esporte e da cultura para apresentar essa iniciativa de resgate de um dos maiores registros audiovisuais do futebol brasileiro.

“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo de valor inestimável”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, que é patrocinador estratégico do Viva Cinemateca, plano que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. Orçado em R$ 22,7 milhões, o projeto do Canal 100 está em busca de apoiadores e já conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Shell e Itaú. 

O Canal 100 é o maior acervo cinematográfico do futebol no país, cobrindo o período de 1959 a 1986. Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer em 1957, foi um cinejornal que transformou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do país. Exibido nos cinemas antes dos filmes, o Canal 100 capturava momentos épicos do futebol brasileiro, com destaque para partidas históricas no Maracanã e em outros estádios. Niemeyer e sua equipe introduziram novas técnicas de filmagem, incluindo o uso de câmeras em close-up e ângulos dinâmicos que aproximavam o público da emoção do campo. Além do esporte, o Canal 100 também registrava aspectos culturais e sociais do Brasil, oferecendo uma visão panorâmica do país durante três décadas do século 20. 

O projeto prevê a análise, digitalização e difusão de conteúdos para toda a população, além da modernização tecnológica do parque de preservação audiovisual da Cinemateca, assegurando que essa memória siga acessível às próximas gerações. As ações de recuperação do Canal 100 também incluem com uma programação especial. Para 2026, ano da próxima Copa do Mundo, a instituição prevê uma grande mostra itinerante de filmes sobre futebol, incluindo trechos icônicos do Canal 100 e os melhores momentos da história do esporte como parte da cultura nacional.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile