Documentário da TV Senado estreia na Mostra Internacional do Cinema Negro

Diretora Susanna Lira (Foto: Roque de Sá/ Agência Senado)

O documentário "Quando Elas se Movimentam", produzido pela TV Senado e dirigido por Susanna Lira, terá pré-estreia nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, na 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro –  Micine, no Centro Cultural da FIESP, em São Paulo. A entrada é gratuita, mediante reserva pelo link

Inspirado na frase da ativista norte-americana Angela Davis – "Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela" -, o documentário narra a história de três mulheres negras cujas trajetórias pessoais se entrelaçam com leis que transformaram suas vidas e a de inúmeros cidadãos brasileiros.

O filme apresenta Angélica, a primeira universitária do Quilombo Júlio Borges; Antônia, juíza que começou a vida como empregada doméstica; e Luana, atriz que leva a força da negritude aos palcos e à arte, seguindo os passos da avó, Chica Xavier. As histórias dessas mulheres simbolizam conquistas que transcendem o individual e representam a luta e a resistência coletiva do povo negro ao longo do tempo.

"Quando Elas se Movimentam" faz parte das ações comemorativas dos 200 anos do Senado Federal e também será transmitida em breve pela TV Senado.

A Mostra

A Mostra Internacional do Cinema Negro, projeto acadêmico e cultural que se consolidou como fórum de debate sobre o cinema afro e as questões étnico-raciais no Brasil, visa promover a inclusão da cultura negra e valorizar a representatividade afrodescendente no cinema. A programação começou no dia 20 de novembro e prossegue até 15 de dezembro com debates, palestras e exibição de filmes brasileiros e de diversas partes do mundo, numa parceria com o Sesi-SP e produção do Canal Futura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui