Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Filme conduzido pelo xamã Davi Kopenawa vence prêmio no DOC NYC, festival...

Filme conduzido pelo xamã Davi Kopenawa vence prêmio no DOC NYC, festival de documentários dos EUA

Gabriela Carneiro da Cunha, Davi Kopenawa e Eryk Rocha (Foto: Soraya Ursine)

O documentário brasileiro “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, venceu o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope, no DOC NYC, maior festival de documentários dos Estados Unidos. Além da nova conquista, o filme também estende sua lista de seleções em festivais. No dia 5 de dezembro, a produção será exibida no Festival de Brasília. As próximas paradas em mostras internacionais serão no Chile, Grécia, Cuba e Índia e, em 2025, estreará nos cinemas do Brasil, Estados Unidos e França. 

O documentário, que retrata o esforço coletivo da comunidade Watoriki e do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa para a realização de um ritual, já passou por mais de 60 festivais e 24 países, incluindo premiações no México, Coreia do Sul, Brasil, Portugal e Itália. “A Queda do Céu” teve sua première brasileira no Festival do Rio, onde levou para casa os Redentores de Melhor Direção de Documentário e Melhor Som – assinado por Marcos Lopes, Guile Martins e Toco Cerqueira. Também em outubro, foi exibido na Mostra de São Paulo no festival parisiense Le Mois du Doc, maior evento de cinema documentário da França, e no Ji.halva IDFF, um dos principais festivais do gênero documental do mundo.  

O roteiro assinado por ambos os diretores foi baseado no livro homônimo escrito pelo xamã Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert. A narrativa, conduzida com a colaboração de Kopenawa, é centrada na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. A partir de três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), o filme apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra. 

A produção é da Aruac Filmes em coprodução com Hutukara Associação Yanomami, Stemal Entertainment e Rai Cinema. Les Films d’Ici é a produtora associada. 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile