Investimento de publicidade digital foi de R$ 11,8 bilhões no ano passado e deve chegar a R$ 14,8 bilhões em 2017, quase um terço do mercado publicitário no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, em parceria com a comScore São Paulo, divulgada nesta quarta feira, 29.
O valor é 26% maior do que o registrado no ano anterior. Em 2017, a publicidade digital deve atingir R$ 14,8 bilhões, representando cerca de um terço do total investido no mercado publicitário brasileiro, que foi estimado em R$ 47,4 bilhões pelo instituto de pesquisas e-Marketer.
Cristiano Nóbrega, presidente do IAB Brasil, lembra que os resultados superaram as previsões traçadas no ano anterior, que apontavam para um crescimento de 12% no ano.
"Com a economia dando sinais de uma lenta retomada, o IAB Brasil projeta que os investimentos em publicidade digital tendem a se ampliar ainda mais, muito em função dos resultados entregues no ano passado, tanto em performance de vendas como em branding", enfatiza o executivo,
Na distribuição dos recursos por formato de mídia, Buscas, Classificados e Comparadores de Preço continuam a responder por quase metade do investimento, com R$ 5,7 bilhões (48,5% do total), seguido por Display e Social, com 32,5% do total (R$ 3,8 bilhões) e Vídeos, com R$ 2,2 bilhões (19%). A participação do vídeo, por exemplo, mais do que dobrou em relação a 2015, crescimento de 115%, e representou quase um quinto da publicidade digital, que deve seguir em crescimento em 2017.
Apesar da pesquisa não avaliar o tipo de dispositivo de distribuição de mídia digital, esse crescimento do vídeo está certamente ligado ao aumento da base smartphone. Ela também não divulga para quais veículos e plataforma o volume de mídia estão sendo direcionados. .
Esta edição mostra ainda um recorte referente ao programático display, que já representa 16,5%, ou R$ 1,9 bi, do total de investimento na publicidade digital.
Realizada pela comScore pelo terceiro ano consecutivo, o levantamento abrange compradores e vendedores de mídia, entre anunciantes, veículos, ad networks, agências e outras empresas que compõem o cenário de mídia nacional, e são referendados por dados do IAB Brasil e pesquisas internacionais.