GNT lança documentário "Salto Livre: O Futuro das Escolhas" no YouTube

Nesta semana, o GNT lança no YouTube o documentário "Salto Livre: O Futuro das Escolhas", produzido pelo canal em parceria com a Inesplorato, empresa de curadoria de conhecimento. O filme, desdobramento do estudo homônimo publicado em janeiro na Plataforma Gente, propõe uma reflexão sobre nossos processos de escolhas na sociedade. A narração é de Mônica Martelli.

Para falar sobre o que está por trás do processo de escolha, o documentário traz como ponto de partida o experimento "Ten Meter Tower" (de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson), no qual os participantes foram colocados em uma plataforma de dez metros de altura e tinham que decidir pular ou não na piscina. Entre outras teses, "Salto Livre: O Futuro das Escolhas" ainda discute a influência de tecnologias como a Inteligência Artificial e Big Data e as consequências dessas novas tecnologias em nossos processos de escolha.

O filme também conta com depoimentos de pessoas diversas como Débora Emm (Inesplorato), Dante Felgueiras (iFood), Janaína Brizante, (especialista em neurociência), MC Stefanie (rapper) e Carlos Humberto da Silva Filho (Diáspora.Black), entre outros. Cada entrevistado falou a partir de sua experiência profissional e pessoal, evidenciando a necessidade de repensar que liberdade de escolha não existe com total autonomia, que não estamos no controle como acreditamos, e que os seres humanos estão condicionados a tomar decisões de acordo com sua história e em sintonia com outros indivíduos.

"Salto Livre: O Futuro das Escolhas" é o mais novo conteúdo original do GNT inspirado em um estudo, como acontece há 6 anos. Em 2019, uma série masterclass apresentada por Fábio Porchat e Astrid Fontenelle foi criada a partir do estudo "Meia Palavra" e também está disponível no YouTube do GNT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui