Dia do Jazz é celebrado com série do premiado Ken Burns no Curta! e no Curta!On

O Curta! e o Curta!On – Clube de Documentários celebram o Dia Internacional do Jazz, comemorado em 30 de abril. O canal de televisão e a plataforma de streaming apresentam "Jazz", série dirigida pelo cineasta americano Ken Burns, duas vezes indicado ao Oscar e 15 vezes ao Emmy (duas delas justamente por "Jazz"), tendo ganhado até hoje cinco estatuetas desta premiação, dedicada a programas feitos para a televisão. No Curta!, o primeiro episódio da série vai ao ar neste sábado, 30, às 21h, e depois será reexibido na Segunda da Música, no dia 2 de maio, às 23h. Os episódios inéditos no canal vão estrear sempre aos sábados, com reapresentação às segundas-feiras, sempre no mesmo horário.

Os 12 episódios, produzidos originalmente pela rede de TV americana PBS, exploram a evolução do jazz, mas não apenas sob o aspecto musical. A série também se debruça no complicado contexto social dos Estados Unidos, que serviu de pano de fundo para o nascimento do gênero. Esse cenário provoca discussões sobre raça e classe social; além da reflexão sobre dualidades como as existentes entre arte e comércio, individual e comunitário, confluência de culturas e experiência universal. Ao longo dos capítulos, o público também conhece mais sobre a história de grandes lendas do jazz como Louis Armstrong, John Coltrane, Miles Davis, Billie Holiday e Duke Ellington.

Além da estreia de "Jazz", o Curta!On apresenta o especial "Dia Internacional do Jazz" com mais produções sobre o gênero: "Nina Simone" traz a história de vida da cantora que foi "a voz" do movimento negro nos Estados Unidos, ao lado de Malcom X e Martin Luther King; "Count Basie: Por Ele Mesmo", que apresenta a biografia do pianista narrada por ele mesmo; "Lady Day: As Várias Faces de Billie Holiday", a história de uma das maiores cantoras de jazz de todos os tempos; e "Zuza Homem de Jazz", produção original do Curta! que conta a trajetória de Zuza Homem de Mello, que fez da paixão pela música um estilo de vida e se tornou a maior referência do jornalismo musical brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui