A gamescom latam retorna para sua segunda edição em São Paulo. O evento, que irá reunir 245 marcas, conta com o apoio estratégico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. A edição de 2025 acontece de 1º a 4 de maio, no Distrito Anhembi. Anteriormente, na quarta-feira, 30 de abril, será realizada a Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2025 e a abertura das programações.
Pelo segundo ano consecutivo, o Banco do Brasil é o patrocinador master. A TNT Energy Drink também renova sua parceria. E, em 2025, a gamescom latam recebe, pela primeira vez, a Claro e a Seara como novas patrocinadoras. Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a presença dessas marcas é o reconhecimento do evento como um espaço estratégico para empresas de diversos setores: "Somos um grande palco para novos negócios e network e uma grande vitrine para falar com o público que se conecta com os games. A presença de novas marcas evidencia a potência da gamescom latam como um evento de grande impacto em reputação e novas conexões", conta.
No âmbito das parcerias estratégicas B2B, a Associação dos Amigos da Arte (APAA), a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) mais uma vez unem forças com a gamescom latam.
A edição de 2025 é também resultado da colaboração de realizadores como Omelete&Co e a Koelnmesse, subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento.
Ministério da Cultura
O MinC participará do evento e será representado pelo secretário-executivo Márcio Tavares e pela secretária do Audiovisual (SAV), Joelma Gonzaga, que estarão na cerimônia de abertura e ainda em outras atividades da programação. Para a pasta, o evento impulsiona ainda mais o mercado de games no país, que segue colhendo os frutos da aprovação do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, sancionado pelo presidente Lula no ano passado.
A participação do MinC está centrada em painéis voltados às políticas públicas para games e encontros com representantes da indústria do audiovisual, além de visita aos estandes da gamescom – entre eles o espaço montado pelo MinC.
Spcine
Como patrocinadora da gamescom latam, a Spcine reforça seu compromisso com o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos, promovendo painéis, debates e a exposição de games criados por estúdios paulistanos.
A programação inclui dois painéis. No dia 1º, quinta, às 11h55, acontece o painel "Testando o Futuro: Como QA Define a Nova Era dos Games", que reúne Hélio Menino (monitor do Spgame_Lab), Ingrid Santos (monitora do Spgame_Lab), Cláudio Gusmão (coordenador e CEO da UX4indie) e Marcus Vinícius (CEO do estúdio Sue the Real), com mediação de Murilo Santana. O debate propõe discutir o impacto da área de Quality Assurance (QA) no aprimoramento dos jogos e na evolução da indústria.
Já no dia 2, sexta, às 10h, será realizado o painel "Game é Cultura: O Papel das Entidades Públicas na Indústria de Games", com participação de Tainá Félix (CEO da Game e Arte), Kayque Santos (coordenador do Polo ZL da Rede Dahora) e Ary Scapin (Diretor de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine), sob mediação de Juliana Oliveira. O encontro discutirá a importância das políticas públicas no fortalecimento da produção nacional de jogos digitais.
Durante os dias 1º a 4, a Spcine também promove a exposição de jogos independentes no estande da Prefeitura de São Paulo, localizado na área B2C da feira. Entre os destaques estão os projetos "F.O.O.D.S", da Luski Studio; "Pivit of Hearts", da Dragonroll; "Glitchers", da Push Start; "Folklore", da Infinity Green; e "lunr.radio.taxi", da Soin Coletivo.
A iniciativa integra as ações do Spcine Game, programa que fomenta a cadeia produtiva de games na cidade, incentivando a inovação, a diversidade e o protagonismo dos desenvolvedores locais.
Abragames
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), terá um estande com destaque à indústria nacional de games, onde o público poderá experimentar dez jogos digitais de estúdios brasileiros. Além disso, os visitantes da feira poderão conhecer as iniciativas da Abragames pela promoção da indústria nacional e acompanhar mais de 40 horas de conteúdo ao vivo sobre o setor, sempre com curadoria da associação.
"Durante a gamescom latam vamos promover atrações, conteúdo e oportunidades tanto para os consumidores finais quanto para membros da indústria. Será mais uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estúdios do Brasil e de levantar debates fundamentais para o crescimento do setor", ressalta Rodrigo Terra, presidente da Abragames. "A troca de experiências em eventos como esse é fundamental para a evolução da indústria como um todo, seja pelas possibilidades comerciais ou pela exposição massificada dos produtos nacionais frente ao grande público", completa.
As empresas nacionais que estarão expondo seus jogos no estande da Abragames são: Digital Synapsis (São José dos Campos/SP), Eter Games (São Paulo/SP), Hype Studio (Porto Alegre/RS), Ilex Games (Campinas/SP), Limiar Studios (Rio de Janeiro/RJ), Nuuvem (Rio de Janeiro/RJ), Oaks Games Studio (Catanduva/SP), Plot Kids (Florianópolis/SC), Rockhead Studios (Porto Alegre/RS) e ViVa Games (São Paulo/SP).
Ao todo, a Abragames e o projeto Brazil Games serão responsáveis pela curadoria e organização de mais de 40 horas de conteúdo B2B ao vivo no evento, e pela participação de compradores, publishers, jornalistas e grandes nomes da indústria internacional. Esses convidados estarão em palestras, painéis e mesas-redondas, e entre os principais nomes está Shuhei Yoshida, uma das figuras mais influentes da indústria global de games e conhecido principalmente por seu trabalho de longa data na Sony Interactive Entertainment. Além dele, Juney Dijkstra, da Eletronic Arts, e Karoline Kopek, da CD Projekt Red, também estão entre os confirmados.
Outro destaque da programação, o SPEED Business Networking, também promovido pelo Brazil Games, é uma oportunidade única para conexão entre estúdios e potenciais investidores internacionais.
Por fim, anunciado em fevereiro deste ano, o Pitch da gamescom latam tem como objetivo apresentar os jogos de estúdios latino-americanos para potenciais investidores e publishers internacionais. A iniciativa foi dividida em duas competições, o Abragames PITCH ARENA, exclusivo para empresas brasileiras, e o Pitch@gamescom latam, aberto para empresas da América Latina, incluindo o Brasil. Ambas as modalidades têm coordenação de Jason Della Rocca, especialista reconhecido na indústria de games. A avaliação dos projetos finalistas ficará a cargo de um júri composto por nomes influentes do setor, incluindo publishers internacionais.
Os estúdios participantes foram selecionados a partir de descrições e vídeos enviados à organização da iniciativa e ainda passarão por uma nova avaliação, em que serão levados em conta a qualidade do material de apresentação, as principais mecânicas de jogo, seus diferenciais e impactos. O resultado do Abragames Pitch Arena será divulgado em 1º de maio, a partir das 16h40, no Palco 4. Já o vencedor do Pitch@gamescom latam será revelado em 2 de maio, a partir de 16h30, no Palco 3.
A programação completa do evento está disponível no site oficial.