Odé Solutions, especializada em antecipação de recebíveis, chega ao mercado audiovisual brasileiro

Suyan Mariotti (à esq.) e Maristela Acquaviva (à dir.) são as sócias e gestoras da Odé Solutions (Foto: Maristela Acquaviva)

Uma nova empresa de soluções chega ao mercado brasileiro com o objetivo de impactar na dinâmica financeira da indústria criativa e audiovisual brasileira. Trata-se da Odé Solutions, especializada em antecipação de recebíveis, que oferece liquidez para produtoras, agências, TVs, plataformas de streaming e anunciantes, atuando por meio de operações estruturadas com FIDCs, factoring e securitizadoras. A empresa nasce para preencher uma lacuna na indústria da comunicação, que é marcada por longos prazos de pagamento, problemas de desencaixe de fluxo de caixa e informalidade.

A Odé foi idealizada por Suyan Mariotti, profissional com mais de 30 anos de experiência de atuação no mercado audiovisual, e Maristela Acquaviva, empresária e administradora com vasta trajetória e vivência nos desafios financeiros do setor, com atendimento personalizado, gestão sólida e soluções administrativas rápidas.

Diferente dos bancos tradicionais, a Odé Solutions trabalha por operação, sem criar vínculos permanentes ou exigir garantias pessoais, utilizando parceiros homologados na CVM e instituições financeiras relevantes. "Entendemos o risco e como fazer o dinheiro circular. Odé Solutions é um movimento para destravar o setor. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do mercado de comunicação no Brasil, com crédito, estrutura e confiança", declara Acquaviva. 

"Nosso modelo se baseia na inteligência de crédito, análise de risco setorial e estruturação jurídica adequada. Com isso, conseguimos antecipar valores com segurança e agilidade. A produtora ou agência se cadastra de forma gratuita para ter seu crédito pré-aprovado. Precisando antecipar recebíveis, basta apresentar a nota fiscal do trabalho e o contrato de produção. Com esse lastro de garantia, o processo de aprovação é rápido e legal", explica Mariotti. 

Proposta

Um dos grandes diferenciais da Odé Solutions é o seu aplicativo para prestadores de serviço PJ, que permite antecipar recebíveis de forma rápida e transparente, combatendo a informalidade e as taxas abusivas. "A Odé apresentou suas possibilidades ao Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual). Foi importante ouvir a percepção do sindicato sobre os processos do mercado. Na outra ponta da cadeia, estão os técnicos, que também serão beneficiados tendo acesso a crédito facilitado. Esperamos, com isso, criar uma dinâmica de pagamentos mais organizada, afinal, quanto mais organizado, mais rentável para todos", acrescenta a empresária. 

"Ao antecipar pagamentos com taxas justas, de forma estruturada e transparente, a Odé Solutions contribui para corrigir métodos habituais da indústria", descreve. "Reduzimos a dependência de empréstimos informais, fortalecemos o poder de negociação dos prestadores e criamos um ciclo de benefício mútuo". 

Inédita, a proposta é ter um olhar atento às necessidades específicas da indústria da criatividade, sendo uma espécie de catalisador de crescimento e desenvolvimento para todo o setor. Antes mesmo de sua apresentação oficial ao mercado, a Odé já tem cerca de dez cases de parcerias concretizadas com diferentes players da indústria criativa nacional.

Fomento ao cinema

A Odé está em fase avançada de estruturação de um fundo internacional voltado para financiamento de longas-metragens brasileiros, com foco em potencializar produção, distribuição e comercialização global. O fundo contará com aportes de investidores privados europeus, asiáticos e latino-americanos, que aplicarão recursos com retorno focado em bilheteria, se tornando sócios dos projetos.

"O mercado de filmes do Brasil está acostumado a captar valores com leis de incentivo, editais e fundos governamentais. Ter acesso a um pool de investidores privados tornará mais exigente os planos de negócios dos projetos, afinal, um investidor quer saber de retorno financeiro e cada filme é tratado como um produto que deve performar e dar retorno. Acho que será bastante interessante implementar esse novo olhar no mercado cinematográfico brasileiro e estamos aqui para ajudar nessa construção de relação", conclui Mariotti. 

 

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