"A Linha", experiência brasileira em VR, estreia mundialmente com recurso de rastreamento de mãos

"A Linha", premiada experiência brasileira em realidade virtual, estreia mundialmente com recurso inédito e exclusivo de hand tracking, ou rastreamento de mãos. Com esta nova opção, o usuário pode interagir com a história dentro do ambiente virtual usando suas próprias mãos, sem o uso de controles. Além dela, apenas quatro outras experiências foram escolhidas pela Oculus, divisão de realidade virtual do Facebook, para apresentar globalmente a nova tecnologia.

Desenvolvida pelo estúdio ARVORE, a história de amor interativa é narrada por Rodrigo Santoro e dirigida por Ricardo Laganaro. A experiência foi vencedora do prêmio de "Melhor Experiência em Realidade Virtual" no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2019, e conta também com uma narração original em português.

Ambientada em uma maquete de São Paulo na década de 1940, "A Linha" é uma história sobre amor e rotina. Nela, o espectador interage com uma maquete encantada onde vivem dois bonecos em miniatura, Pedro e Rosa. A experiência convida a desfrutar as traquitanas da maquete e até mesmo se aventurar debaixo  do maquinário, explorando aquele mundo. Assim, é possível descobrir a história dos protagonistas, que têm medo de quebrar as barreiras físicas e psicológicas que os impedem de viver juntos.

"A Linha" já está à venda individualmente em todo mundo por US$4.99 nas lojas online da Oculus ou pode ser comprada como parte do primeiro pacote narrativo da Oculus por US$12.98, junto da também premiada experiência argentina  "Gloomy Eyes", narrada por Colin Farrell.

O processo de produção, realizado inteiramente em São Paulo, concentrou seus esforços para que o usuário final se sinta o mais presente possível dentro da história. Para tal, foram realizados vários protótipos e testes com usuários. Diversos especialistas foram consultados, como instrutores de dança contemporânea, a fim de melhor reconhecer e assimilar os movimentos do corpo à experiência. Além disso, ao ambientar a história na São Paulo da década de 1940 e adotar referências estéticas e culturais brasileiras, a experiência traz a textura de uma história universal que se passa em um contexto regional. O cenário foi inspirado livremente nas histórias de família do próprio diretor.

Assista ao trailer:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui