Panorâmica firma parceria com produtora chilena Fabula e detalha novos projetos audiovisuais

Os produtores Mara Lobão e Rodrigo Montenegro. (Crédito: Divulgação)

A produtora Panorâmica anunciou, em 2025, a expansão de suas atividades no cenário audiovisual, incluindo uma parceria com a produtora chilena Fabula. Sob a direção de Mara Lobão e Rodrigo Montenegro, a empresa, que possui mais de 50 séries e 14 longas-metragens em seu portfólio, está desenvolvendo múltiplos projetos, com foco em coproduções internacionais e na exploração de novos gêneros e públicos, expandindo do segmento infantojuvenil para o adulto.

Um dos destaques é a série dramática "Nieve Roja", atualmente em fase de desenvolvimento e captação de recursos. Trata-se de uma coprodução com a Fabula, produtora latino-americana com reconhecimentos como Oscar e prêmios nos festivais de Berlim, Veneza, Cannes e Sundance. A trama é centrada em um grupo de turistas brasileiros e chilenos presos em uma estação de esqui no Chile durante uma nevasca, onde ocorre um assassinato. "A Fabula é a produtora que eu mais admiro no cenário latino, e é uma honra desenvolver juntas essa história, que promete reunir o melhor dos talentos e da cinematografia chilena e brasileira para produzir uma série que converse tão bem com o público brasileiro quanto com o público latino e mundial. Não poderíamos estar mais felizes com a nossa primeira coprodução internacional", afirma Mara Lobão.

Outra iniciativa é "Mar Aberto", série romântica criada por Mara Lobão, que será representada internacionalmente pela agência israelense The Ripley Effect. "É uma série feel good ambientada na paradisíaca cidade de Paraty, que conta a história de uma velejadora dividida entre dois amores e o sonho de ser livre e viajar por todo mundo. A parceria com a The Ripley Effect é o primeiro passo na construção dessa coprodução internacional, e a ideia é fazer o mundo todo se apaixonar por Paraty, assim como eu", complementa Lobão.

Para o segundo semestre de 2025, estão previstos dois lançamentos para os cinemas. O longa-metragem de suspense "#Salverosa", uma produção da Panorâmica em coprodução com a Elo Studios e a Paramount Pictures, é dirigido por Susanna Lira e estrelado por Klara Castanho e Karine Teles. Com argumento de Mara Lobão e roteiro de Ângela Hirata Fabri, o filme explora os perigos da exposição precoce à internet. O filme "Medley", uma produção da Panorâmica com distribuição da Manequim Filmes e parceria com a Riofilme, narra a história de uma nadadora (Mel Maia) que lida com traumas familiares. A direção é de Ana Luiza Azevedo, com roteiro de Keka Reis, baseado em seu livro, e consultoria de Carolina Kotscho.

Em fase de pré-produção está o longa-metragem "Apenas 3 Meninas", baseado na história real de três adolescentes cariocas que idealizaram e lutaram pela aprovação da primeira lei no Brasil que garante a distribuição gratuita de absorventes. Susanna Lira é responsável pela direção geral, o roteiro é de Keka Reis com consultoria de Julia Lordello. "O filme fala sobre o tabu da menstruação e como três adolescentes tiveram que arregaçar as mangas e garantir que a distribuição gratuita de absorventes seja um direito de todas as meninas e mulheres. Acreditamos que essa é uma história que interessará ao mundo inteiro, já que, até hoje, apenas três países garantem esse direito: Escócia, Quênia e Brasil", conta Mara Lobão. O filme é uma coprodução da Panorâmica com a Elo Studios e a Paramount Pictures, com apoio da Nubank e do FSA/Ancine.

A Panorâmica também licenciou os direitos do livro "No Buraco", do escritor e músico Tony Bellotto. A série em desenvolvimento acompanha um guitarrista em crise existencial que se envolve com uma mulher mais jovem e cai em uma armadilha de golpistas virtuais, misturando suspense, romance e drama urbano com humor ácido e trilha sonora de rock. "Estou feliz por desenvolver uma série a partir de uma obra do Tony, de quem sou fã como escritor e músico. A história ainda tem o rock como pano de fundo, e vamos contar com a participação dele na criação da trilha sonora, o que deixa essa parceria duplamente especial para nós", diz Rodrigo Montenegro.

Adicionalmente, a produtora fechou uma coprodução com a Modo Operante para um longa-metragem documental baseado no livro "A Isca", que narra a história biográfica de um velejador atacado por um tubarão. O filme será dirigido por Susanna Lira e distribuído pela Synapse Distribution. "A coprodução, seja internacional ou nacional, soma o know-how de cada produtora, potencializando seus produtos. Com o mercado competitivo e as fontes de financiamento restritas, é fundamental encontrar histórias únicas e buscar os melhores talentos para contá-las", completa Mara Lobão.

"Seguimos expandindo nossas parcerias com diversos autores e diretores, ao mesmo tempo em que investimos em projetos autorais. Queremos diversificar cada vez mais o nosso catálogo, buscando sempre histórias com relevância artística e potencial de diálogo com o público", afirma Rodrigo Montenegro. Com projetos exibidos e reconhecidos em festivais como Emmy Kids, Banff e APCA, a Panorâmica continua a desenvolver novas histórias, apostando em colaborações criativas e narrativas que dialogam com diferentes públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui