Depois de dois anos em formato online, o 6º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2022, volta a ter a parte negocial presencial. O evento de mercado que reúne produtoras audiovisuais e players interessados em coprodução, desenvolvimento de conteúdo e estratégias de distribuição tem inscrições abertas até 30 de julho nas modalidades Player, Ouvinte, Biblioteca de Projetos e Negocial+LAB.
Podem se inscrever no ECM+LAB projetos de coprodução de cinema e TV para longa-metragem e séries do Mercosul, no gênero ficção e documental, com técnicas de animação ou não. O evento acontece entre os meses de agosto e setembro de forma virtual, e presencialmente entre os dias 26 e 28 de setembro, no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, marcando o reencontro de produtores no âmbito do Mercosul.
Há diversas formas de incentivo aos participantes nesta edição. Realizadores dos mais de 1.100 filmes inscritos no FAM tiveram direito a 50% de desconto no valor da modalidade escolhida até o dia 25 de julho.
Será oferecido o Prêmio Paradiso a um dos projetos de longa-metragem de ficção participantes, escolhido pelo próprio ECM, que consiste em cinco horas de mentoria com um produtor que integra a Rede Paradiso de Talentos, no âmbito do Paradiso Multiplica.
O ECM vai premiar projetos que ganharão a participação em laboratórios audiovisuais, um na Bolívia, o Bolívia Lab, em 2023, e outro na Colômbia, o Sapcine – Salão de Produtores e Projetos Cinematográficos em Cali, em novembro deste ano. O programa Algo en Común, residência de imersão em roteiro em Cali, também irá selecionar um projeto de roteiristas indígenas e afrodescendentes da Colômbia para vir ao ECM.
E como vem acontecendo nas últimas edições do ECM, projetos de longas e séries colombianos inscritos podem solicitar apoio financeiro dos Estímulos Automáticos Proimágenes, programa de fomento do governo colombiano para financiar a vinda ao encontro.
As inscrições custam R$ 50 na modalidade Ouvinte. Para a Biblioteca de Projetos e Negocial o valor é R$ 100. Elas podem ser feitas no site.
O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, e conta com o apoio institucional Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado de Santa Catarina – Sintracine e Cinemateca Catarinense-ABD/SC, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión – Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima.