Newco Plus será o nome da nova plataforma de streaming do Grupo Newco, que abrigará o sinal linear e conteúdos sob demanda do AgroMais, Arte1, BandNews TV, Bandsports, Canal Empreender, Terraviva, Sabor & Arte, além do canal de TV aberta Band. A plataforma deve ser lançada até meados de setembro.
Marcello Zeni, que acaba de assumir o comando da área de Afiliadas da Newco, notadamente o relacionamento comercial com seus clientes B2B (business-to-business), explica as escolhas feitas pelo grupo, que optou por lançar o seu streaming em um modelo exclusivamente B2B. O executivo – que segue, paralelamente, em seu posto de CGO (Chief Growth Officer) na Watch Brasil – diz que o business da Newco sempre foi pautado no B2B. "O B2C (diretamente ao consumidor final) é um salto muito grande e não sei se o mercado está preparado para ter mais uma plataforma direto ao consumidor", diz. Para o grupo, a tendência atual é de adoção de combos, com quase todas as plataformas sendo vendidas por agregadores de diversos tipos.
Sobre qual modelo B2B será adotado, Zeni é categórico: "só não vai ser B2C". Isto é, a Newco está aberta a considerar todo modelo de parceria. "Vamos negociar com todo aquele que quiser a plataforma. Se quiser vender em combo com outros serviços, pode. Só não há interesse em fazer a comunicação com o cliente na ponta", completa.
Sobre os atuais parceiros, caberá uma negociação para ver como a nova plataforma se adapta aos contratos existentes. "O que for pertinente e positivo aos players, vamos fazer". Além disso, com o streaming o grupo espera ampliar o seu footprint e a sua base de assinantes. Para isso, buscará outro perfil de clientes, incluindo pequenos operadores do serviço tradicional de TV por assinatura e, sobretudo os ISPs. A programadora se beneficia ainda do relacionamento da própria Watch com diversos provedores regionais.
Tecnologia
"Sem a plataforma da Watch, o 'time to go' seria enorme. Montar infraestrutura de CDNs no Brasil não é simples e demanda muito investimento. A Watch, como taylormade, consegue entregar o que a Newco quer e precisa", diz o executivo. O controle sobre a Newco Plus, vale destacar, é exclusivo da Newco. A programadora "diz para quem, como e quando vender".
A perspectiva é que, no máximo em metade de setembro, a Newco Plus já esteja integrado em algumas empresas.
Conteúdo
A Newco vem trabalhando há cerca de 30 dias na curadoria do conteúdo que entrará no acervo sob demanda. "O conteúdo está na mão para a gente trabalhar. Tem produtos sensacionais do Arte1 e mais muita coisa em esportes, notícias, empreendedorismo, agronegócio. Com tudo isso consolidado, além da própria Band, dá para construir uma ótima plataforma", diz Zeni.
Segundo ele, está sendo avaliado o conteúdo de acordo com os direitos do que pode ser exibido. Nos últimos anos, a maior parte dos contratos e acordos já previam a exibição multiplataforma, o que dá alguma liberdade de escolha para a equipe de curadoria sem a necessidade de negociar revisões nos direitos. Haverá conteúdo antigo, recente e o inédito que está estreando no linear.
Para Zeni, um dos grandes desafios será a comunicação. "Teremos que trabalhar muito bem o cross de comunicação para quebrar o paradigma de como a gente conta o que está disponível. Temos que contar que aquele conteúdo pode ser visto agora, mas também depois, quando quiser…", explica. Esta comunicação é chave, uma vez que, "carregar muito conteúdo não é reflexo de audiência – o importante é ter facilidade de acesso".
Faltou mencionarem o canal Smithsonian Channel, será que vai acabar mesmo ?