Integrantes do Fórum dos Festivais, associação que reúne os organizadores de festivais brasileiros de cinema, atuando na articulação e desenvolvimento de medidas que fortaleçam este setor considerado estratégico para a matriz audiovisual do país, se reuniram com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e com a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, em Brasília, na semana passada. Leandro Mendes, Secretário de Financiamento Adjunto da Ancine, também participou do encontro representando a agência reguladora.
O Fórum, que é uma das mais ativas e longevas entidades representativas do cinema nacional, levou à reunião, como pauta única, o retorno da Linha de Financiamento para mostras e festivais (PRODAV 11). Os representantes da associação argumentaram que não existe possibilidade de criação e manutenção de um mercado audiovisual nacional saudável sem que seja pensado a exibição de forma conjunta e contínua. “É preciso ressaltar que, passados um ano e meio desde a posse de Lula, ainda não há sinais de ações em favor de um projeto que contemple os festivais de cinema e audiovisual que acolhem o cinema nacional”, afirmam.
Tanto a Ministra Margareth Menezes quanto a secretária do audiovisual Joelma Gonzaga concordaram que o apoio aos festivais de cinema é urgente. Com promessa de colaboração, segundo os integrantes do Fórum, elas prometeram para breve anúncios de ações que atendam ao setor. Os integrantes cobraram celeridade e um cronograma de trabalho.
Leandro Mendes ressaltou não apenas a importância dos festivais, mas defendeu uma solução ágil e mais simplificada. O Secretário de Financiamento Adjunto da Ancine mencionou que existe consenso na agência de que o retorno do fomento para festivais e mostras, com um desenho específico, é de fato assunto inadiável.
“Desde o início deste governo, o Fórum dos Festivais tem solicitado, em diversos encontros com o MinC e a Ancine, o retorno do edital 11 de apoio a Mostras e Festivais com recursos do FSA. Entendemos que esse é o principal caminho para, finalmente, termos uma política estável e perene de investimentos públicos em nosso setor, que corresponda à sua importância dentro do audiovisual brasileiro”, sintetiza Márcio Blanco, presidente do Fórum dos Festivais.
Em paralelo, o Fórum trabalha numa campanha para fortalecer mostras e festivais de audiovisual do Brasil e exterior. A campanha “Onde você vê o cinema brasileiro?” pede justamente a construção de políticas públicas para o audiovisual com foco em mostras e festivais, reforçando seu papel de movimentar a indústria nas cidades e estados onde são realizados. A campanha será feita nas redes sociais do fórum e também de cada festival associado, contando com essa capilaridade nacional.