Pesquisa da Accenture aponta problemas de relevância no mercado global de OTT

A principal conclusão da recente pesquisa feita pela Accenture a respeito do consumo digital em 2019 afirma: "O mercado de vídeo over-the-top segue crescendo e está pronto para novos produtos e oportunidades de modelos de negócios.". O insight foi dado por Luis Mauricio Chopard Bonilauri, managing director da empresa, durante painel no SET Expo 2019 nesta quarta-feira, 28 de agosto.

O estudo chegou ainda a cinco pontos importantes. São eles: o mercado global de OTT tem um problema de relevância; as pessoas ainda irão pagar pelo conteúdo certo; o apetite do consumidor em pagar para remover anúncios está em declínio; há uma oportunidade inexplorada em modelos Pay-Per-View e há uma oportunidade para melhorar a experiência de OTT do consumidor.

No que diz respeito ao problema da relevância, Bonilauri explica: "Corrigir esse problema é mais importante do que nunca, já que opções de consumo de vídeo digital gratuito continuam a atrair mais a atenção do consumidor do que as ofertas de subscrição. No Brasil, 48% de assinantes de vídeo acredita que está pagando por conteúdos que não lhe interessam. No mundo, esse número sobe para 50%.". Mas o diretor alerta que, no entanto, as pessoas ainda pagarão pelo conteúdo certo, segundo a pesquisa. "Com serviços de SVoD de baixo custo no mercado, os agregadores e distribuidores precisam se tornar mais inteligentes sobre ofertas empacotadas para os consumidores.", aponta. "Ao mesmo tempo em que as pessoas afirmam pagar por algo que elas não consomem, elas seguem dispostas a gastar dinheiro com isso. Plataformas como Globoplay e Netflix seguem crescendo em número de assinantes no país.", acrescenta.

Já em relação à publicidade, o cenário é otimista, com consumidores apresentando cada vez mais uma aceitação de anúncios, especialmente entre o público jovem – 43% do público entre 18 e 34 anos acha que a quantidade de anúncios em serviços de assinatura de vídeo está certa. Conforme a idade aumenta, a rejeição por essa publicidade cresce também: na faixa de 35 a 54 anos, 33% acha OK a quantidade de anúncios, e entre aqueles que têm mais de 55 anos a porcentagem é de apenas 30%. "Os jovens cresceram assistindo conteúdos no YouTube, então essa presença de anúncios é natural para eles.", diz o diretor. Outro dado importante nesse sentido revela que atualmente somente 39% do público de SVoD está disposto a pagar para remover anúncios de seus serviços.

A pesquisa aponta ainda no Pay-Per-View uma janela de oportunidade: 12% dos consumidores estão mais interessados em acessar vídeos via PPV, mas apenas 6% da base de consumidores realmente o faz. Ou seja, o interesse do consumidor em PPV é duas vezes maior do que seu uso real.

Por fim, entende-se que há uma oportunidade de melhorar a experiência OTT do consumidor, especialmente por meio da criação de mais conteúdo relevante. Um dado que incentiva esse movimento é que 57% dos brasileiros estão dispostos a partilhar seus dados em troca de serviços adicionais. No mercado global, esse número cai bastante, chegando a 44%. "A ideia é que, a partir desses dados, entendamos melhor o consumidor para oferecermos uma experiência mais completa e personalizada. A inovação é fundamental, e as empresas precisam se estruturar para poderem experimentar. Requer coragem, mas não existe melhor momento para estarmos na indústria do que esse.", finaliza Bonilauri.

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