O Prêmio LED está de volta e as inscrições já estão abertas – professores, estudantes e empreendedores podem inscrever seus projetos na 3ª edição da premiação. A iniciativa é parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e Fundação Roberto Marinho, e o prêmio soma um total de 1,5 milhão. Desse valor, R$ 1,2 milhão é dividido entre os seis vencedores do Prêmio LED e R$ 300 mil são destinados aos ganhadores do Desafio LED – Me dá uma luz aí!, focado em estudantes e que será realizado no primeiro semestre de 2024. Entre os dias 28 de agosto e 27 de setembro, responsáveis por projetos inovadores, que estão transformando a educação no Brasil, podem se inscrever, gratuitamente, através do site.
Entre as novidades da edição está a ampliação do escopo para iniciativas no Educação Superior com foco em formação de professores. Com isso, o LED passa a abarcar todas as etapas de ensino desde a Educação Básica, Educação Técnica e Profissionalizante e Educação não formal, e agora também, o Ensino Superior. Podem se inscrever projetos nas categorias "Estudantes", "Educadores" e "Empreendedores, Criadores e Organizações Inovadoras".
Campanha
A cantora a apresentadora Larissa Luz, responsável pela composição da música que embala a campanha da 3ª edição do Prêmio LED, endossa a importância do projeto. Filha de professora, Larissa conta como foi receber o convite: "Eu me sinto muito feliz e muito honrada em poder fazer parte. Para mim, tudo que envolve o Movimento LED diz respeito também a minha intenção com a arte: transformar vidas".
A música foi gravada em parceria com Mc Kekel, que estrela o filme da campanha ao lado de Larissa e também se mostrou um entusiasta do assunto: "O convite chegou e na hora eu topei! Porque é participar de um projeto que é muito mais do que música, que é falar da necessidade e a importância da educação". Produzida pela KondZilla, a campanha será veiculada nos canais e plataformas da Globo. Assista ao vídeo da campanha:
O Prêmio LED – Luz na Educação tem o propósito de mapear, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro principais pilares que se aderem à lógica do Prêmio: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico. Todos os projetos semifinalistas são avaliados pela ponteAponte – empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED. Na sequência, os selecionados seguem para entrevistas com um comitê técnico e pareceristas. Todo o processo é auditado. Nas duas últimas edições, foram realizadas mais de 5 mil inscrições e iniciativas de estados como Amazonas, Bahia, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo se tornaram conhecidas do grande público através da exibição do programa "Especial LED – Luz na Educação", veiculado na TV Globo.
Não encontrei o link pra inscrever, como professora, o meu projeto sobre Arte e Sustentabilidade.
Podem me enviar, pf!