O grupo Werthein, controladora da Sky no Brasil, está criando uma nova empresa, a Overlabs, para atuação no mercado de consultoria transformacional e TI. A empresa nasce como um spin-off da estrutura e portfolio de TI que as empresas do grupo, como Sky, DirecTV, DGO, e as empresas nas áreas de seguro e agronegócio. São mais de 300 profissionais em toda a América Latina que agora passam a responder uma nova empresa com atuação independente que terá as próprias empresas do grupo como clientes, mas com a missão de levar o know-how, os sistemas já existentes e a capacidade de desenvolvimento a outros setores. A Overlabs será comandada por Alberto Camardelli Sá, que já centralizava a função de CTO das empresas do grupo.
“O Grupo Werthein sempre foi muito disruptivo e transformador, com foco na eficiência do negócio. Algumas das empresas do grupo, como Sky e DirecTV, sempre tiveram um DNA tecnológico muito forte e passaram pelas dores e aprendizados de grandes empresas, atuando em parceria com grandes fornecedores. O que estamos fazendo agora é transformando isso em um negócio”, diz Camardelli. A Overlabs nasce, portanto, com a equipe que já vinha desenvolvendo as soluções de mídia (streaming), gestão de clientes, billing, pagamento, atendimento etc desenvolvidas pelas empresas do grupo, e também com a experiência dos processos de transformação digital por que passaram, por exemplo, a Sky nos últimos anos, automatizando processos, adotando metodologia ágil e uma operação baseada na experiência do cliente.
Tamanho certo
“Chegamos em um ponto de muita maturidade nesse processo de transformação e era natural explorar isso como negócio. O nosso catálogo de produtos também vem de necessidades reais de empresas com milhões de clientes e atuação em diversas áreas”, explica.
A Overlabs quer se posicionar como uma empresa de soluções de TI que está no meio do caminho entre as grandes empresas com soluções de consagradas, mas muitas vezes inacessíveis para um conjunto de clientes e de difícil implementação, e as empresas de nicho que não conseguem dialogar e escalar com operações mais robustas.
“Trabalhamos com contatos com grandes fornecedores no mundo todo e conhecemos as dores de um cliente. Uma das coisas, por exemplo, é o gap entre as empresas de primeiro nível, que têm custos proibitivos, e de outro lado as empresas de nicho que não conseguem entrar em sistemas complexos como os das telcos, mídia, seguros…. Ai tem problema preço/qualidade permanente”.
Sem lock-in
Apesar de as empresas do Grupo Werthein serem as primeiras clientes da Overlabs, a empresa não tem nenhum tipo de acordo de exclusividade ou restrição de atuação. “As empresas do grupo ainda terão suas áreas de responsabilidade tecnológica, até para sermos cobrados.
Outro foco da Overlabs será na parte de consultoria. Na verdade, explica Camardelli, esse é o começo do processo, para então chegar na parte de desenvolvimento e software, quando necessário. “Nas empresas do grupo nós criamos essa cultura transformacional, e é isso o que orienta o trabalho da Overlabs. Passamos essa metodologia para os clientes e depois avaliamos as necessidades”.
A Overlabs começa com foco no Brasil mas também irá para o restante da América Latina, onde já existem equipes que podem ser acessadas on-demand, num primeiro momento. “Atuamos onde o Grupo Werthein atua”, diz Camardelli.