Profissional com longa trajetória na área de telecomunicações dentro do setor público, Maximiliano Martinhão está assumindo o cargo de diretor de entregas da Seja Digital (EAD). O executivo será responsável pela implementação dos novos projetos atribuídos à entidade pela Anatel.
Entre eles, os leilões reversos para implantação de estações da telefonia móvel e uma série de projetos adicionais para modernização da radiodifusão. Eles serão realizados a partir de saldo remanescente de R$ 500 milhões oriundo do leilão do 4G, realizado em 2014.
“É uma enorme satisfação integrar uma empresa que une a esfera pública à privada, em formato pioneiro no País, para a implementação de projetos que permitiram mudanças em escala, executados com eficiência, sobra de recursos e em tempo recorde. Teremos muito trabalho pela frente, mas com a certeza de que manteremos o nível de desempenho”, comentou Martinhão, em comunicado.
Para Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, a chegada do colega é estratégica e será fundamental para o desenvolvimento de mais uma temporada de projetos. “Sua vasta experiência e qualificações na gestão de projetos estratégicos serão essenciais nesta terceira temporada. Integrado à equipe, ele cooperará na entrega dos seis projetos adicionais determinados pelo Gired“, comenta o executivo.
Oficialmente Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (ou EAD), a Seja Digital foi criada como responsável pela execução de compromissos do leilão do 4G. Vencedoras do certame, Algar, Claro, TIM e Vivo constituíram a entidade em 2015.
Desde então a Seja Digital realizou duas temporadas de projetos de digitalização da TV aberta (que impactou mais de 150 milhões de pessoas) e a ampliação da infraestrutura óptica na Amazônia (coube à EAD a construção da Infovia 01 do Norte Conectado, entre Manaus e Santarém).
Currículo
Ao longo de sua carreira, Martinhão desempenhou papéis de destaque no setor das telecomunicações, ocupando cargos como Secretário de Radiodifusão e Secretário de Telecomunicações no Ministério das Comunicações – posto este que exerceu em 2023, já durante o governo Lula. Ele deixou o cargo em janeiro.
O profissional ainda presidiu a Telebras, atuou como Gerente Geral de Engenharia de Espectro na Anatel (da qual é servidor de carreira) e foi membro de conselhos em órgãos governamentais e empresas como Correios, RNP, Finep, Nic.Br, Visiona e CPqD.
Maximiliano Martinhão é graduado em Direito pelo IESB e licenciado em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel. Possui mestrado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde (Reino Unido) e também pela EBAPE /FGV em Administração Pública.