A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é lançada oficialmente no Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, a partir das 19h. O evento é marcado também pela abertura da "Exposição Verdejante", em homenagem ao fundador do FAM, Antonio Celso dos Santos, falecido ano passado.
A programação do festival este ano conta com exibição de 66 filmes, de 14 países, em oito mostras competitivas e convidada; inclui 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, principal evento de mercado audiovisual do Sul do país, com a participação de 35 players; Fórum; Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades, entre os dias 5 e 11 de setembro, na capital catarinense. Na Cerimônia de Abertura, haverá uma homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, com a exibição do filme "Ritinha"(2001), ficção dirigida por ele, uma adaptação do conto premiado do escritor catarinense Hoyêdo de Gouvêa Lins.
As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping e as demais atividades acontecem no Majestic Palace Hotel. A programação completa está disponível no site do evento.
Exposição
A noite desta quinta, 29, também marca a abertura da "Exposição Verdejante", mais uma homenagem ao idealizador do FAM,e estará aberta ao público até 26 de setembro. A mostra celebra a memória do filósofo, cineasta, diretor-geral e fundador do FAM, evento que se tornou uma importante janela para o cinema latino-americano e projetou a cidade de Florianópolis para o cinema internacional.
Como diretor da Associação Cultural Panvision por 20 anos, Celso criou uma referência para público e profissionais do audiovisual latino-americano com a concretização de seu sonho coletivo, o FAM. Esta homenagem se justifica pela dedicação de sua vida a essa obra contínua que ofereceu tanto à sociedade catarinense. A exposição será inaugurada como lançamento da programação do FAM 2024 e será o ponto central das homenagens prestadas ao seu idealizador.
A entrada é livre e gratuita e o período de visitação vai de 29 de agosto a 26 de setembro, das 10h às 21h, de terça a domingo. A exposição acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Florianópolis.