Região Norte é a que mais consome jogos via Smart TVs da Samsung no país 

(Foto: Divulgação Samsung)

A Samsung Ads – braço de publicidade da Samsung Electronics – realizou um novo mapeamento com foco no público gamer com o intuito de identificar as audiências nas CTVs da marca, bem como suas preferências, hábitos de consumo de conteúdo e mais, para prover para agências e anunciantes oportunidades de conexão com esses consumidores.

Para o levantamento foi considerada a base ativa e conectada de TVs da marca em todo país (+19,4 milhões) e os números em geral são expressivos: 9% das Smart TVs no Brasil (potencialmente mais de 5,7 milhões de consumidores) têm games plugados, ou seja, algum console de jogos conectado e, em média, são realizados mais de 110 acessos/mês/device pelos considerados heavy gamers e quatro ao mês para os chamados light gamers. A região Norte é a mais ativa (113 acessos ao mês), jogando mais vezes no período, seguida pelo Sudeste (110 acessos ao mês); em 3º lugar empatadas as regiões Centro-Oeste e Sul (109 acessos ao mês) e por último o Nordeste (108 acessos ao mês).

Porém, 86% desta audiência, que há tempos passou de geek para se tornar mainstream, também consome outras categorias nas Smart TVs da marca, sendo considerados como multiplataformas, acessando pelo menos três plataformas/mês e dedicando 82% do tempo para conteúdo em streaming (incluindo o serviço gratuito da Samsung, o Samsung TV Plus), APPs de serviço (incluindo música) ou gaming e 18% para linear tradicional (aberto ou pago). E, quando o assunto é aceitar a publicidade, entender seu valor em possibilitar o acesso a jogos ou conteúdos gratuitos suportados por anúncios, é inegável que esta audiência busca cada vez mais por entretenimento suportado por publicidade, com mais de 90% do consumo de streaming sendo feito na categoria AVOD

Para as marcas que queiram se conectar com esta audiência um insight importante da análise é que, para este consumidor, relevância e adequação ao ambiente tem um peso ainda maior do que para outros potenciais consumidores. Nesse sentido, a adequação de narrativas e ofertas apropriadas ao meio (incluindo in game), além da marca ou serviço respeitar a cultura gamer, precisam ser levadas em consideração.

A audiência gamer brasileira gosta de esporte como conteúdo a ser assistido/consumido como também praticado. E entre as modalidades mais praticadas estão 1º Artes Marciais, 2º Skate e 3º Surfe. Também é 100% entretenimento por estarem atentos a tudo que é relacionado a Arte, Leitura, Gastronomia, Viagens e Música – essa última tendo um papel fundamental na complementariedade da experiência gamer (48%), sendo consumida ao mesmo tempo que o jogo, com preferência por Rock, Pop e Sertanejo. 

O mapeamento ainda identificou que 53% aceitam publicidade nos jogos se houver alguma vantagem em troca, 59% preferem publicidade alinhada com o que estão jogando e 48% consomem alimentos enquanto jogam, como fast foods, snacks, café e energéticos. 

Abordando faixa etária e gênero, 24% da base gamer ativa nas Smart TVs Samsung está entre 25 e 34 anos, uma tendência que reflete a diversidade crescente no público de jogos eletrônicos. E, embora seja majoritariamente masculina (56%), se iguala a feminina (44%) com quatro jogos consumidos por mês/device. 

Por fim, os consoles mais usados ao mês são PS4, PS5 e Xbox One e os gêneros de games mais consumidos ao mês são ação e aventura, shooter, esportes e lutas, RPGs e jogos de plataforma e simuladores. 

 

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