BrLab Santa Catarina promove consultorias, palestras e reuniões de negócios para projetos selecionados

Nesta semana, em Florianópolis, durante a programação do FAM 2022, foi realizada a segunda etapa da primeira edição do BrLab Santa Catarina. Foram 24 projetos selecionados – entre longas de ficção, longas e séries documentais, séries de ficção, longas e séries de animação e outros projetos para o público infanto-juvenil -, mais de 20 players e 12 consultores envolvidos durante os cinco dias de atividades, entre 24 e 28 de setembro. 

"Ao longo desses 12 anos de BrLab, já realizamos edições e workshops regionais de diferentes formatos através de parcerias com festivais e instituições do Distrito Federal, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Também organizamos, entre 2016 e 2018, oito laboratórios extensivos para a Ancine, na extinta linha de desenvolvimento Prodav 4 do FSA", relembra Rafael Sampaio, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual e diretor do BrLab, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

As atividades presenciais foram concentradas no Majestic Palace Hotel e os projetos passaram individualmente por consultorias com profissionais da área como César Cabral, Francine Barbosa, Gabriella Mancini, Leo Garcia, Maíra Bühler, Marcelo Starobinas, Maria Clara Escobar, Nara Aragão, Krishna Mahon, Paola Wink, Rafael Sampaio e Teodoro Poppovic. Os mais de 50 profissionais envolvidos também assistiram a palestras específicas sobre diferentes aspectos inerentes ao desenvolvimento do trabalho, ministradas pelos profissionais Felipe Lopes, Fernanda de Capua, Krishna Mahon (foto), Marcia Vinci, Mariana Brasil, Marina Tarabay, Rafael Neumayr, Rafael Sampaio e Zico Goes.

Os 24 projetos participaram de cerca de 150 rodadas de negócios com agentes de mercado que o BrLab levou ao evento catarinense: Amazon Studios, Canal Brasil, Canal Curta!, Coiote Produções, Coração da Selva, Embaúba Filmes, Imagem Filmes, Mari Brasil Agenciamento, O2 Play, Olhar Distribuição, Ocean Filmes, Pandora Filmes, Paramount, Prime Box Brasil, Telecine, Vitrine Filmes e Warner/HBO, entre outros.

Rafael Sampaio, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual e diretor do BrLab

Balanço 

"A experiência em Santa Catarina foi muito especial. Pudemos criar um novo formato e colocar em prática essa experiência acumulada em desenvolvimento de projetos e formação de roteiristas e produtores. O formato foi extensivo e dividido em duas etapas: uma primeira, de formação, aprofundada em workshops para projetos em desenvolvimento, e uma segunda focada na preparação e rodadas de negócios e encontro com os mais de 20 players", analisou Sampaio. "Esse formato em duas etapas permite uma formação capacitação efetiva de profissionais que independe da viabilização dos projetos. Além de serem produtos lapidados e melhorados para as produtoras locais, também são uma ferramenta pedagógica que nos permite trabalhar de forma aplicada diferentes aspectos da carreira de profissionais com distintas experiências e perfis, de uma forma colaborativa e aprofundada", pontuou. 

"Esse ambiente onde todos estão juntos empenhados no desenvolvimento de projetos, de profissionais e do setor audivisual como um todo é muito importante para o desenvolvimento criativo de nossa indústria. Todo mundo ganha com essa troca, e parcerias e negócios podem ser feitos naturalmente neste contexto. Para o BrLab, é uma honra poder reunir tantos profissionais de qualidade num mesmo ambiente, com tutoras e tutores tão especiais, e realizar essa parceria com o FAM e com as entidades culturais locais, novamente em formato presencial. Esperamos poder realizar outras edições do BrLab Santa Catarina em breve", concluiu o coordenador. 

Após o sucesso do BrLab em Santa Catarina, o evento segue para São Paulo com a 12ª edição do BrLab, que acontece entre os dias 21 e 27 de novembro. 

O BrLab Santa Catarina é um projeto selecionado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, e conta com o investimento do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine, a Agência Nacional do Cinema. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui