BrLab celebra dez anos em edição online entre os dias 5 e 27 de novembro

O BrLab chega à sua 10ª edição e será realizado de 5 a 27 de novembro de 2020 em formato online. Para celebrar o décimo aniversário deste que é o único laboratório internacional no Brasil aberto e especialmente dedicado a projetos audiovisuais e futuros filmes de toda América Latina e Península Ibérica, o evento promove diversas atividades abertas ao público, com acesso em todo território nacional.

Entre elas, uma série de lives com atividades gratuitas como master classes e debates para discutir o audiovisual em diferentes eixos e pensar o mercado mundial e brasileiro neste momento tão peculiar da indústria audiovisual. A programação é dividida entre BrLab, BrPlot e Reach, conforme o tema. O público pode se inscrever gratuitamente no site.

Além das atividades programadas, o BrLab também lança o livro com o roteiro do filme "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, com prefácio inédito escrito por Fernanda Torres e conteúdo exclusivo dos bastidores do filme que inclui uma conversa entre equipe e elenco promovida especialmente para o registro no livro. O filme participou da primeira edição do laboratório, em 2011, e o lançamento dá continuidade à coleção "Roteiros do Cinema Brasileiro" criada pelo BrLab em 2019 com a publicação do roteiro de "Que horas ela volta?" de Anna Muylaert.

Em 2020, o BrLab recebeu 591 inscrições de projetos para seu workshop principal, das quais foram selecionadas 12 projetos, sendo seis brasileiros (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo) e seis de países como Colômbia, Cuba, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. Os projetos selecionados concorrem a R$650.000 em prêmios de empresas e instituições parceiras como Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, entre outras.

BrPlot – Encontro de Roteiristas

A partir da parceria entre BrLab e ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com curadoria de Gustavo Gontijo, Marta Nehring, Rafael Sampaio e participação dos Grupos de Trabalhos Identitários da ABRA, a 4ª edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas, que acontece de 5 a 13 de novembro, promove diversos encontros para discutir o trabalho de escrita audiovisual e o ofício dos roteiristas.

A programação tem início no dia 5, às 11h, com a mesa Narrativas Locais, Audiências Globais: o Caso da Série "Dix Pour Cent", na qual a atriz, roteirista e showrunner francesa Fanny Herrero conversa com a atriz e roteirista Martha Nowill e o roteirista Chico Mattoso. O encontro, promovido em parceria com o Projeto Paradiso e Embaixada da França no Brasil, apresenta pela primeira vez ao público brasileiro uma conversa com Herrero, responsável por criar a série que é um dos maiores sucessos internacionais da história da televisão francesa e que acaba de lançar sua quarta temporada. Ambientada em uma agência de atores francesas, a trama conta com estrelas do cinema francês como Juliete Binoche e Isabelle Huppert, entre outras, interpretando a si mesmas. A atividade será em francês com tradução simultânea ao português.

Outro destaque da programação é a Master Class com Mark Goffman, showrunner da série "The Umbrella Academy", hit da Netflix, no dia 11, às 17h. O profissional irá compartilhar parte de sua experiência como roteirista, executivo e showrunner de importantes projetos. Já a badalada cineasta e roteirista argentina Albertina Carri participará no dia 13, às 21h, de um encontro inédito com o público brasileiro no qual conversará sobre seu processo criativo em filmes premiados como "La Rabia", "Los Rubios" e "Las hijas del fuego", com mediação de Érica Sarmet. Mais detalhes da programação podem ser consultados no site.

Reach – Questões de Audiência

Ainda como parte de sua programação internacional aberta ao público, o BrLab realiza uma série de mesas focadas em apresentar questões relevantes e atuais do setor audiovisual, organizadas na programação do Reach – Questões de Audiência. Lançado em 2019, o Reach promove conversas que buscam refletir sobre as questões e transformações que o setor enfrenta, especialmente aquelas implicadas nas transformações dos hábitos de consumo dos últimos anos. A programação, que acontece de 12 a 20 de novembro, é alinhada com grandes eventos internacionais que, assim como BrLab, têm a missão de promover espaços qualificados para a discussão de questões atuais do setor audiovisual que são decorrentes do impacto que novas tecnologias têm nos hábitos de consumo pela audiência.

A programação começa dia 12, às 11h, com a mesa "Explorar os mundos da narrativa e do público", do audience designer alemão Benjamin Colle, e continua com uma série de encontros e discussões como "Distribuição de Impacto", masterclass da britânica Sarah Mosses, no dia 12, às 16h; "Festivais – Desafios de Programação" com Anne Deleseth (Quinzena dos Realizadores), Susana Rodrigues (Festival de Rotterdam) e Cecilia Barrionuevo (Mar del Plata), no dia 16, às 18h; "Perspectivas para o Cinema Brasileiro em 2020", uma conversa entre o exibidor Adhemar Oliveira, a produtora Sara Silveira e o cineasta Eryk Rocha no dia 17, às 17h30; "Como criar um ambiente para que o cinema e o VOD coexistam no novo mundo", com os profissionais de marketing Kate Genova e Lee Shelton, da rede de salas e plataforma inglesa Curzon, no dia 18, às 16h; entre outras. A agenda completa está no site do evento.

As atividades do BrLab serão veiculadas por meio do canal do YouTube do evento. Para receber o link das lives, é necessário efetuar uma inscrição prévia no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui